Letra a)
Definição: Seja X uma variável aleatória qualquer. A esperança \(\mathrm{E}(X-b)^{k},\) caso exista, é chamada o k-ésimo momento de \(X\) em torno de \(b\), onde \( b \in \mathbb{R} \text { e } k \in \mathbb{N} \). Se \(b=0\), então \(\mathrm{E}(X^k),\) é o k-ésimo momento de \(X\). Se \(b=E(X)\), chamamos \( E(X - E(X))^k\)de o k-ésimo momento central de \(X\).
Definição II: A esperança ou valor esperado de uma variável aleatória é a medida do valor médio que a variável assume. É uma medida de tendência central e o primeiro momento de qualquer variável \(X\).
Para variáveis contínuas a esperança pode ser calculada como \(E(X)=\int_{-\infty}^{\infty} x f(x) d x\), sendo \(f(x)\) a função de densidade de probabilidade (fdp) de \(X\).
Para \(f(x) = 2x, 0 \leq x \leq 1 \), \(E(X)=\int_{0}^{1} x. 2x \,dx\) = \(\left[\left.\frac{2x^{3}}{3}\right|_{0} ^{1}=\right.\) \(\frac{2}{3}\).
Resposta: \(E(X) = 2/3\).
Letra b)
\(E(X^2)=\int_{0}^{1} x^2.2x\,dx\) = \(\left[\left.\frac{x^{4}}{2}\right|_{0} ^{1}=\right.\) \(\frac{1}{2}\).
Resposta:, \(E(X^2) = 1/2\).
Definição III: A variância é o segundo momento central de uma variável x e pode ser calculada como:
\begin{aligned}
\operatorname{Var}(X) &=\mathrm{E}(X-\mathrm{E} X)^{2}=\mathrm{E}\left(X^{2}-2 X \mathrm{E} X+(\mathrm{E} X)^{2}\right) \\
&=\mathrm{E} X^{2}-2(\mathrm{E} X)^{2}+(\mathrm{E} X)^{2} \\
&=\mathrm{E} X^{2}-(\mathrm{E} X)^{2}
\end{aligned}
Portanto,
\(VAR(X) =\mathrm{E} (X^{2})-(\mathrm{E} (X))^{2} = 1/2 - (2/3)^2 = 1/18 \)
Resposta: \( VAR(X) = 1/18\)