Eu pessoalmente acredito que escrever é uma parte importante do aprendizado matemático. Não sei se isso ocorre com todos (talvez alguém especializado em psicologia do aprendizado possa falar sobre isso), mas eu pessoalmente aprendo muito mais matemática se escrevo do que se simplesmente assisto uma apresentação de uma aula em transparências. Em particular, no meu caso, quando escrevo, eu presto mais atenção aos detalhes do que quando apenas assistou a uma apresentação.
Adicionalmente, quando eu era estudante de engenharia química, só me lembro de uma experiência boa (aula de qualidade de um curso quantitativo) de um curso quantitativo que era feito usando transparências. Nos outros cursos, acho que a qualidade das aulas eram muito piores. Baseado nessa experiência, fico feliz em dizer que a maioria dos meus cursos quantitativos eram no quadro negro. Entretanto, isso me leva a crer que minha amostra não é suficientemente grande para o caso de cursos quantitativos usando transparências.
Entretanto, existem vantagens de se usar transparências:
1) Não gastar tempo com a cópia do material apresentado.
2) Fazer uso de figuras de qualidade para se melhorar o aprendizado. Veja por exemplo essa pergunta para entender do que estou falando.