Esse problema mencionado na pergunta, hoje em dia, é bem mais amplo ou talvez a solução já esteja pre-determinada. Ter ou não soluções de séries de exercício não implica que o estudante não terá acesso as soluções dos exercícios de fato.
Por um lado, muitas questões já estão resolvidas na internet em sites especializados. Acho que isso não é um problema exatamente pois é improvável que a mesma questão esteja resolvida e se estiver é difícil ter acesso a ela, pois muitas possibilidades aparecerão dependendo de como o google faz a busca. Ou seja, o número de possibilidades de escrever uma mesma questão considerando a possibilidade (inclusive) de alterar os valores é infinita. Essse problema pode-se ocorrer com questões genéricas como, por exemplo, "Como provar que o número de primos é infinito?".
Por outro lado, existem muitos fóruns e grupos de facebook em que os estudantes automaticamente conseguem a resposta para uma pergunta em poucos minutos. No segundo caso, o problema é mais sério, e é exatamente igual a se ter a solução da questão em mãos. O problema básico em minha opinião é como esses sites devem lidar com perguntas de exercícios de casa. O stackoverflow (site popular de dúvidas na área de ciência da computação) responde usuários que mostram que tentaram antes e pune formalmente aqueles que apenas querem usar recursos dos sites, (1) sem ter tentado resolver antes, ou (2) sem tentar publicar perguntas de qualidade. No caso da matemática, um comentário para essas perguntas-exercícios-de-casa com um argumento, muitas vezes é suficiente. Por que os administradores não fazem isso? (1) Acredito que nem todos pensam que essa é a forma correta de lidar com um isso. (2) Existe muita competição entre os sites e grupos e se essa postura for tomada em um grupo talvez os usuários (maior montante) migrem para outro grupo. Então, prefere-se um fórum de usuários bem comportados pequeno ou um fórum maior em que usuários estejam querendo apenas utilizar recursos do sistema? (Eu vi um pouco dessa discussão em um grupo do facebook recentemente).