Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

O que é o método conhecido como DEA?

0 votos
244 visitas
perguntada Mai 16, 2015 em Economia por danielcajueiro (5,376 pontos)  

DEA=Data Envelopment Analysis

Compartilhe

1 Resposta

+2 votos
respondida Mai 29, 2015 por Enzo Mariano (26 pontos)  
editado Jun 4, 2015 por Enzo Mariano
 
Melhor resposta

A Análise Envoltória de Dados (DEA) é uma técnica baseada em programação matemática que foi desenvolvida por Charnes et al. (1978) com o objetivo de possibilitar a determinação da eficiência relativa de um conjunto de unidades, a partir de um conjunto de entradas (inputs) e saídas (outputs). A DEA pode ser classificada como uma técnica não-paramétrica, o que dispensa a necessidade de se especificar uma forma funcional para a relação entre inputs e outputs, mas que por outro lado impossibilita a realização de inferências estatísticas. A DEA se baseia no conceito de fronteira de eficiência (lugar geométrico formado pelas unidades eficientes), delimitada pela tecnologia de um setor, de modo que para a construção do índice de eficiência cada unidade ineficiente é comparada com sua projeção na fronteira.
A DEA abrange uma série de modelos e extensões, que lidam com diversas questões, tais como o tipo de retorno de escala, o desempate de unidades eficientes, a incorporação de opiniões externas, dentre outros. Seus modelos mais comuns, ditos clássicos, são o CCR, em que se adota a hipótese de retornos constantes de escala, e o BCC, em que se adota a hipótese de retornos variáveis de escala. As aplicações dessa técnica são diversas e novos campos de aplicação têm sido descobertos a todo o momento. Atualmente, além de para o cálculo de um índice de eficiência, a DEA tem sido muito utilizada para a confecção de índices compostos, análises custo-benefício e análises multicritério. As pesquisas sobre novos modelos e aplicações para a DEA tem se consolidado cada vez mais como uma área importante da pesquisa operacional.
Para mais detalhes ver:

Banker, R.D., Charnes, A., Cooper, W.W. (1984) Some models for estimating technical and scale inefficiencies in data envelopment analysis. Management Science 30, 1078-1092.
Charnes, A., Cooper, W.W., Rhodes, E. (1978) Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, 2, 429-444.
Liu, J. S., Lu, L. Y., Lu, W.-M., & Lin, B. J. (2013). A survey of DEA applications. Omega, 41(5), 893-902.
Liu, J. S., Lu, L. Y., Lu, W.-M., & Lin, B. J. (2013). Data envelopment analysis 1978-2010: A citation-based literature survey. Omega, 41(1), 3-15.
Mariano, E.B.; Sobreiro, V.A.; Rebelatto, D.A.N. (2015) Human Development and Data Envelopment Analysis: A Structured Literature Review, Omega, 55, 33-49.

...