Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais são os melhores livros de Álgebra Linear?

+2 votos
5,551 visitas
perguntada Mai 28, 2015 em Matemática por Pietro Ribeiro (426 pontos)  
Compartilhe

2 Respostas

+1 voto
respondida Mai 28, 2015 por danielcajueiro (5,261 pontos)  
selecionada Mai 29, 2015 por Pietro Ribeiro
 
Melhor resposta

Eu vou focar nessa resposta em livros intermediários e avançados. Uma resposta sobre livros introdutórios, você pode encontrar nas referências do meu curso de Economia Quantitativa.

Álgebra linear: Um segundo curso - Hamilton Prado Bueno

Álgebra linear - Elon Lages Lima

Linear Algebra - Georgi E. Shilov

Finite Dimensional Vector Spaces - Paul R. Halmos

Linear Algebra - Kenneth M Hoffman e Ray Kunze

+2 votos
respondida Jul 3, 2015 por João Moreira (11 pontos)  

Outro livro intermediário que vale a pena ser mencionado é:

Linear Algebra Done Right - Sheldon Axler

Que não introduz determinantes até o final do livro, em vez da prática comum de utilizá-los para falar em invertibilidade de transformações lineares, e então em polinômios característicos e autovalores.

É uma questão de gosto pessoal, mas a artificialidade com que determinantes foram introduzidos no primeiro curso de álgebra linear que tive me fizeram gostar bastante dessa abordagem alternativa.

comentou Jul 5, 2015 por danielcajueiro (5,261 pontos)  
Eu pessoalmente também gosto bastante desse livro, embora nunca tenha o usado diretamente. Existe um outro também com um título que parece ser herdado desse: "Linear algebra done wrong" http://www.math.brown.edu/~treil/papers/LADW/LADW-2014-09.pdf. Esse livro (como o próprio autor ressalta) ele foi feito para estudantes de matemática que querem um curso mais um pouco mais rigoroso, mas não são algebristas nem são especialistas no rigor matemático. Eu acho que o termo "done wrong" vem do fato que alguns "matemáticos puristas" podem não gostar da apelação geométrica do livro (ao invés de cálculos algébricos mais longos).
comentou Jul 24 por Valério Londe (21 pontos)  
Professor, para quem já fez economia quantitativa 1 e IAL, você acha que vale a pena um curso completo de álgebra linear?
https://matriculaweb.unb.br/graduacao/disciplina.aspx?cod=113123
Matéria de 6 créditos. Seria algo como ial avançada?
comentou Jul 24 por danielcajueiro (5,261 pontos)  
Eu não tenho certeza, mas acho que não existe muito ganho. O pessoal gostou muito de Algebra I, que é bem diferente de álgebra linear. Mas não tem aplicações diretas em Economia no nível de graduação.
comentou Jul 24 por Valério Londe (21 pontos)  
Álgebra 1 com certeza ajuda na prova da ANPEC por conta das questões de conjuntos envolvendo produto cartesiano etc. Cai um pouco disso na parte de matemática da ANPEC. Acho que vou fazer depois.
...