Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais os principais representantes da bossa nova?

0 votos
384 visitas
perguntada Jun 5, 2015 em Artes por danielcajueiro (5,171 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jun 6, 2015 por Pietro Ribeiro (426 pontos)  

Em minha opinião, a tríade principal é: João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Chico Buarque costumava dizer que, quando ele começou a compor, ele queria tocar como João, fazer música como Tom e escrever letra como Vinicius.

Porém, dos três, eu tenho que destacar João Gilberto. No fundo, foi o ritmo particular que ele criou que veio a ser chamado Bossa Nova. Eu sei que essa é uma opinião controversa. Mas, em uma entrevista para a Revista Veja, Tom Jobim diz que a Bossa Nova é "um negócio de um baiano genial chamado João Gilberto" (eu não me lembro se as palavras exatas são essas, mas ele diz algo muito parecido). Tom Zé tem uma música muito interessante defendendo esse ponto de vista no seu CD "Estudando a Bossa" (se minha memória não me falha, o nome da música é "João nos Tribunais"). Mas não há dúvidas que sem as letras de Vinicius e sem as harmonias e melodias de Tom tudo teria sido diferente.

Fora a tríade, merecem ser citados: Carlos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Nara Leão, Newton Mendonça, Marcos Valle.

Menção separada deve ser feita à Baden Powell, mas eu não o classificaria como um bossa novista. Eu devo confessar que prefiro o violão de Baden Powell ao violão de João Gilberto (por exemplo, https://www.youtube.com/watch?v=oSmNilrOug4). Mas isso é gosto. Ambos são geniais.

Quem se interessar pelo tema, a obra clássica ainda é "Chega de Saudade: a história e as histórias da Bossa Nova" de Ruy Castro.

...