Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

O que são redes complexas e em que consiste seu estudo?

+1 voto
153 visitas
perguntada Jun 8, 2015 em Sistemas Complexos por Rodrigo Miranda (231 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jun 8, 2015 por danielcajueiro (5,051 pontos)  
selecionada Jun 8, 2015 por Rodrigo Miranda
 
Melhor resposta

Embora redes complexas tenham aparecido em vários trabalhos clássicos, o estudo sistematizado de redes complexas iniciou-se no fim da década de 90. Um marco para esse estudo foi a publicação do trabalho de um dos maiores cientistas do século XX e XI, o professor Duncan J Watts:

Collective dynamics of small world networks

De uma forma simplificada, redes complexas são modelos que se aproximam mais de redes reais ,que aparecem na natureza ou na sociedade, que não podem ser aproximadas por redes homogêneas como, por exemplo, as redes regulares (com homogeneidade determinística = todos os vértices tem o mesmo número de vizinhos) ou redes aleatórias (com homogeneidade estocástica = todos os vértices tem a mesma probabilidade de ter o mesmo número de vizinhos).

O estudo de redes complexas normalmente consiste em modelar fenômenos importantes e comuns que aparecem nessas redes. Os fenômenos importantes podem ser topológicos (relacionados com a forma) ou dinâmicos relacionados com os processos que ocorrem nessas redes (por exemplos sincronização)

Enquanto redes aleatórias e regulares são normalmente modeladas com mais "facilidade" na área da matemática (por causa da homogeneidade), a heterogeneidade ubíqua nas redes complexas dificulta a modelagem.
Muitas vezes esses resultados são alcançados com a ajuda de técnicas computacionais, por exemplo, considerando ferramentas da física computacional (veja, por exemplo, a resposta fantástica do Professor Paulo Murilo sobre física computacional).

...