Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

O que quer dizer microfundamentar um conceito/resultado de finanças? Quais os principais conceitos de microeconomia para a área de finanças?

+2 votos
75 visitas
perguntada Jun 16, 2015 em Finanças por Thiago Pinto (116 pontos)  
Compartilhe

2 Respostas

+2 votos
respondida Jun 16, 2015 por Henrique Souza (626 pontos)  
editado Jun 16, 2015 por Henrique Souza

A Teoria do Consumidor da área de Microeconomia diz que os agentes econômicos racionais maximizam sua utilidade e minimizam seu dispêndio dada uma restrição orçamentária. Funções de utilidade para diversos bens de consumo modelam o comportamento desse agente econômico e suas otimizações permitem prever, analisar e simular situações de equilíbrio estático, onde variações em algum fator de consumo (como preços e renda) resultam em variações na demanda desse consumidor pelos bens modelados.
Na área de Finanças, todo ativo financeiro possui um risco e um retorno associados. O retorno de um ativo é medido pelo seu retorno médio (ou esperado), enquanto o risco de um ativo é medido pela variância ou pelo desvio padrão do seu retorno.
Tomando o investidor como um agente econômico racional consumidor de ativos, o retorno de um ativo possui utilidade positiva - quanto mais, melhor - enquanto o risco possui utilidade negativa - quanto menos, melhor. Logo o problema de escolha desse consumidor é um trade-off entre risco e retorno. Essas hipóteses permitem modelar o investidor do mercado financeiro como um agente econômico pela Teoria do Consumidor, e derivar previsões e análises a partir dos métodos tradicionais de análise microeconômica: o modelo média-variância de Markowitz
Essa base forma a Teoria Moderna do Portfólio, onde o agente econômico escolhe a melhor carteira de investimentos dado um nível de capital e uma variedade de ativos com diferentes riscos e retornos.

comentou Jun 16, 2015 por Henrique Souza (626 pontos)  
Vale ressaltar que a área de Economia Comportamental faz duras críticas às hipóteses da Teoria Moderna do Portfólio.
0 votos
respondida Jun 19, 2015 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

O termo "microfundamentar" significa usar um conceito microeconômico para explicar ou analisar um resultado em economia. Em geral consideramos como o comportamento de um agente leva a um determinado resultado. Explicitamente tentamos modelar o processo de escolha de um agente.

Existem muitos modelos interessantes nessa linha principalmente em finanças corporativas.

Considere por exemplo o problema de aquisição considerado no artigo:

Grossman, S. J. and Hart, O. D. Takeover bids, the free rider problem and the theory of corporation. The Bell Journal of Economics, v. 11, p. 42-64, 1980.

Nesse pequeno extrato, um determinado investidor acredita que uma firma está sendo mal administrada pela administração atual e deseja compra-la a um preço baixo para depois lucrar com sua venda a um preço mais alto.

Seja \(A\) o espaço de possíveis atividades da administração e \(f(a)\) o valor de mercado das ações descrita como uma função de \(a\in A\).

A função \(f\) descreve com certa extensão a habilidade da administração corrente, no qual o máximo valor de mercado da ação é dado por

\[ \max_{a \in A} {f(a)} = f(a^{\star})=q\]

Suponha que um investidor agressivo deseja adquirir uma firma e anuncie uma oferta de compra com preço \(p>q\) no qual ele comprará todas as ações disponíveis.

Suas habilidades são supostamente melhores do que as habilidades da administração atual de forma que o valor de mercado esperado para os lucros será

\[v=\max_{a\in A}{f(a)} +z\] onde \(z>0\).

Assuma que \(v\) e \(z\) são conhecidos por todos os acionistas. Logo, \(v>p>q\).

Hipótese 1 A posse da firma é altamente difundida de modo que existem um grande número de acionistas, cada um deles com uma pequena proporção de ações.

Portanto, se \(v>p\) e hipótese 1 é válida, nenhum acionista irá querer vender sua parcela de ações pois ele pensará que isso não terá efeito na aquisição e ele poderá lucrar com ela. Dessa forma, a aquisição não irá ocorrer.

Uma vez que aquisições ocorrem, isso se deve ao fato da existência de informação assimétrica.

\[\cdots\]

Esse é apenas um extrato.

Quer estudar mais?
Livros microfundamentados de finanças corporativas

Lista de papers de finanças corporativas

...