Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais são as melhores formas de mensurar impacto social positivo de um projeto social?

+3 votos
42 visitas
perguntada Jun 27, 2015 em Economia por Iúri Honda (141 pontos)  
Compartilhe

3 Respostas

+4 votos
respondida Jun 28, 2015 por danielcajueiro (5,081 pontos)  

Do ponto de vista econometrico é muito relevante saber como foi desenvolvido o programa. Por exemplo, no caso de um programa de saúde, se os hospitais forem escolhidos aleatoriamente, um simples teste de comparação de médias é suficiente. Entretanto, se o programa foi desenvolvido nas regiões mais pobres do país, obviamente não faz sentido comparar apenas as médias. Existe literatura relevante sobre esse assunto e a área que você está procurando se chama "Avaliação de Programas" (Program Evaluation).

Sugiro esse artigo para você começar o entendimento da área:

Desenvolvimentos recentes em avaliação de programas

Alguns livros muito interessantes sobre o assunto:

Dê uma olhada aqui.

Vale a pena também olhar alguns trabalhos brasileiros sobre o assunto (deve existir uma lista grande sobre o assunto):

Firpo, S. ; Pieri, R. G. . Avaliando os efeitos da introdução de computadores em escolas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Inovação, v. 11, p. 153-190, 2012.

CARVALHO, Sandro Sacchet de ; FIRPO, S. ; GONZAGA, G. . Os Efeitos do Aumento da Licença Maternidade sobre Salário e Emprego da Mulher no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), v. ?, p. ?, 2006.

+3 votos
respondida Jun 27, 2015 por Carlos Rosano (36 pontos)  

Recomendo o artigo "A Eficácia das Transferências de Renda: Um Estudo das Tendências e Dinâmica da Desigualdade Antes e Depois do Programa Bolsa Família" disponível em:

http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2014_EnANPAD_APB372.pdf

+2 votos
respondida Jun 27, 2015 por Henrique Souza (626 pontos)  

Esse impacto depende muito do teor do projeto social. Se for um projeto de redistribuição de renda, índices como a evolução de desigualdade, possivelmente controlados para o tamanho do investimento do projeto, evolução da renda por camada social, crescimento da produção, etc, podem ser uma resposta. Se for um projeto de acesso a educação, pode-se usar índices como a proporção de indivíduos em idade matriculados ou a evolução do número de formandos. Não há uma única forma para cada projeto também, o ideal talvez fosse um agregado de formas que permitissem ver o resultado sobre vários aspectos. E numa forma mais geral, um bom indicador para um projeto social é aquele que verifica a evolução do objetivo controlado para o escopo do projeto e variáveis exógenas.

comentou Jun 27, 2015 por danielcajueiro (5,081 pontos)  
Em relação a um projeto de acesso a educação não existe preocupação nos efeitos negativos na qualidade da educação? Essa não é explicitamente minha área, mas existe uma crença (que muitas vezes parece ser comprovada empiricamente) que a qualidade cai com a massificação da educação.
...