Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Matlab ou Python?

0 votos
839 visitas
perguntada Jun 28, 2015 em Programação Computacional por danielcajueiro (5,081 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Jun 28, 2015 por danielcajueiro (5,081 pontos)  

Eu programei durante muito tempo no Matlab e ele foi fundamental em uma etapa importante da minha carreira. Eu pessoalmente acho o Matlab fantástico por vários motivos:

(1) Seus pacotes numéricos já foram muito testados (se não me engano desde da década de 80, eles estão no mercado) e isso reduz a possibilidade de erros de implementação.

(2) Ele é super eficiente para lidar com matrizes e álgebra matricial.

(3) O ambiente de programação é muito bom e permite uma interação fantástica tanto em termos de acesso a base de dados, como também em termos de acesso a detalhes gráficos de figuras. Vale a pena mencionar que nunca encontrei um pacote mais adequado para gerar figuras (baseadas em dados) de qualidade.

(4) A linguagem do Matlab é muito simples de aprender.

Diferenças do Python:

(1) O Python é uma linguagem de programação e o Matlab é uma linguagem e também um ambiente de programação (fantástico).

(2) O Python é de graça e o Matlab é pago e caro. Essa é a principal desvantagem do Matlab.

(3) No Python, todos os programas são abertos e por isso você tem acesso a tudo que foi implementado. No Matlab, no passado, se você tinha acesso a um determinado pacote, você tinha acesso a maioria dos programas que geravam os resultados de uma determinada função. Há anos atrás isso deixou de ocorrer. Não tenho certeza se o objetivo era que a implementação ficasse mais rápida ou simplesmente o objetivo era proteger o código por trás das funções. Logo, você precisa acreditar no que foi implementada.

(4) A documentação do Matlab é excelente. O Python também tem uma boa documentação.

(5) Acho que comunidade atual do python é maior, mas acredito que a comunidade do Matlab ainda é bem grande principalmente na área de engenharia.

(6) Acho que existem áreas que são difíceis de serem substituidas no Matlab. Uma delas é o Simulink para o pessoal que trabalha com controle. É especialmente um ambiente fantástico, que já evoluiu muito ao longo de vários anos.

(7) Como linguagem de programação, o Python é "mais linguagem". Por exemplo, o desenho de orientação a objeto do Python é lindo. O Matlab não foi desenhado para ser orientado a objeto. Atualmente, existem algumas possibilidades nessa direção, mas como nunca usei isso no Matlab, não gostaria de explorar esse tema aqui.

(8) Acredito que o crescimento do Python é mais rápido, pois é muito fácil e estimulado estender o Python. O mesmo não ocorre com o Matlab que tem uma empresa por trás.

(9) O Matlab é interpretado (não é compilado, embora em algumas situações possa-se gerar um código em C a partir do código em matlab, utilizando um pacote específico, que depois pode ser compilado para acelerar a execução do programa). O Python é interpretado.

Resumindo: Estamos comparando duas ferramentas fantásticas. Se você não tiver restrições orçamentárias, acho que o Matlab sempre terá um espaço importante para soluções específicas. Entretanto, o Python é uma linguagem melhor desenhada que ao longo do tempo deve substituir o matlab em vários aspectos.

...