Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais são as maiores contribuições científicas feitas por pesquisadores que trabalhavam para empresas privadas ou feita por um grupo em uma empresa privada?

0 votos
26 visitas
perguntada Jul 15, 2015 em Academia por danielcajueiro (5,126 pontos)  

Por que essa pergunta é relevante? Aparentemente, alguns professores ou estudantes que estão na Universidade Pública Federal Brasileira erradamente acham que interação com a indústria ou com outra parte do setor real não trás ganhos acadêmicos. Minha leitura é totalmente oposta. Na ciência aplicada muitas da idéias interessantes surgiram dentro de empresas ou para atender demandas de empresas ou do mundo real.

Compartilhe

1 Resposta

+2 votos
respondida Set 17, 2015 por Stuart Mill (289 pontos)  

Um exemplo notável na área da economia é David Ricardo. Ricardo trabalhou e obteve muito sucesso no mercado financeiro da Inglaterra. De acordo com o Sunday Times, Ricardo faturou cerca de um milhão de libras através de especulações e manipulações de mercado advindas da Batalha de Waterloo. Além disso, foi também membro do parlamento. A contribuição de Ricardo é ,segundo muitos, a maior, depois de Smith, na área do desenvolvimento da economia. Dentre suas teorias, destacam-se a das vantagens comparativas (muito importante para o comércio internacional), a teoria do valor-trabalho e a dos salários e lucros. Ricardo conviveu com outros grandes cientistas, como Stuart Mill e Malthus.

...