Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Potencial na teoria da probabilidade

+1 voto
35 visitas
perguntada Jul 26, 2015 em Matemática por Lucas (41 pontos)  

Li um paper sobre aplicação de processos estocásticos a mercados financeiros e vi a expressão "potential of probability".
Neste link do math.stackexchange há uma resposta pra isso mas ela foi bem inútil pra mim.

Compartilhe
comentou Jul 26, 2015 por danielcajueiro (5,186 pontos)  
(1) Você pode citar o artigo de finanças a que você se refere? (2) Você usa dois termos na sua pergunta, "potencial" e "potência". Podem ser coisas bem diferentes. Imagino que o termo que você busca explicação é "Potencial". Entretanto, se você incluir a referência de finanças fica mais simples entender sobre o que você está perguntando.
comentou Jul 26, 2015 por Lucas (41 pontos)  
Eu não consigo encontrar o bendito paper agora! (aff).
Mas a palavra 'potência' não aparece no paper, que era em inglês até. Eu escrevi 'potência' porque pensei que fosse a tradução literal de 'potential'.
comentou Jul 28, 2015 por danielcajueiro (5,186 pontos)  
Lucas, apenas para te dar uma luz enquanto uma resposta aparece, o uso convencional de potencial que conheço está relacionado a seguinte representação de probabilidades muito comum (se não me engano) na literatura de redes markovianas e também física estatística: \(P(X=x)=\frac{\phi_x}{\sum_x \phi_x}\), onde \(\phi_x\) é o "potencial",que é uma função real positiva (sendo honesto, não está muito claro para mim onde ela está definida, mas acredito que seja em uma \(\sigma\)-álgebra produto, pois nessas áreas as definições não são muito precisas). Ou seja, existe uma representação de probabilidades baseadas nessas funções que é muito comum nessas áreas. Veja por exemplo https://en.wikipedia.org/wiki/Markov_random_field e https://en.wikipedia.org/wiki/Gibbs_measure
comentou Jul 28, 2015 por danielcajueiro (5,186 pontos)  
A propósito, não entendi o que apareceu como resposta no math.exchange.

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

...