Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

O que é o Dilema do Prisoneiro?

0 votos
84 visitas

1 Resposta

0 votos
respondida Set 25, 2015 por danielcajueiro (5,186 pontos)  

O Dilema do Prisoneiro é uma excelente metáfora para estudar comportamento cooperativo (ou falta de comportamento cooperativo) em Teoria dos Jogos. A metáfora é a seguinte:

Considere que você e seu cúmplice tenham sido presos e acusados de um crime sério. Vocês são interrogados em salas separadas e o promotor os oferece um acordo. Se um de vocês incriminar o outro, enquanto o outro ficar em silêncio, aquele que incriminou sairá livre (Payoff 5), enquanto o outro pegará a pena máxima (Payoff 0). Se ambos ficarem em silêncio, não haverá evidência suficiente e ambos receberão uma sentença menos séria (Payoff 3 para ambos). Finalmente, se ambos incriminarem um ao outro, os dois pegarão uma pena intermediária (Payoff 1 para ambos).

Note que conjuntamente ambos ficariam melhor se ambos confiassem um no outro e recebessem uma penas menos séria. Entretanto, o incentivo para desviar do comportamento cooperativo é muito alto e ambos desviam incriminando um ao outro pegando uma pena intermediária. Note que incriminar o companheiro é a estratégia dominante. Independente da estratégia que seu companheiro use se você incriminar o seu companheiro, você se sairá melhor do que se não incriminar. Por exemplo, se se seu companheiro não incriminar você e você o incrimina-lo seu payoff é 5. Por outro lado, se você não incriminar o seu companheiro, você terá payoff 3. Logo, considerando que seu companheiro não irá incrimina-lo, o melhor é incriminar ele. Se seu companheiro te incriminar e você incriminar ele, seu payoff será 1. Por outro lado, se você não incriminar o seu companheiro seu payoff será 0. Logo, novamente, é melhor você incriminar o seu companheiro.

...