Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Por que a abertura de Ruy Lopez é tão comum?

+2 votos
133 visitas
perguntada Dez 6, 2015 em Esportes por danielcajueiro (5,186 pontos)  
Compartilhe

2 Respostas

+4 votos
respondida Dez 10, 2015 por professor (306 pontos)  

Ruy Lopez: 1. e4 e5 2. Cf3 Cc6 3. Bb5

Eu acredito que ela é muito usada porque ela é muito intuitiva e automática para iniciantes com fundamentos que podem ser úteis para entender mais sobre aberturas em xadrez. É explicitamente uma reação para cada ação, sem nenhum "atraso".

  1. e4 e5: Busca rapidamente o domínio do centro.

  2. Nf3 Nc6: Brancas atacam o peão preto. Pretas defendem o peão preto.

  3. Bb5 Ataque ao cavalo negro, incomodando a única defesa explícita do peão do rei - ao mesmo tempo as brancas tiram do meio do caminho as peças necessárias para fazer o roque.

+3 votos
respondida Dez 8, 2015 por Raíssa (451 pontos)  

Na Espanha existiu um padre que durante certo tempo(séc.XVI) foi o melhor jogador de xadrez do mundo: Ruy Lopez. E a abertura espanhola ou Ruy Lopez foi estudada exaustivamente por esse enxadrista.
Mas é muito interessante em pensar o porquê dessa popularidade, acredito que um motivo pode ser a complexidade que essa sequência de lances cria, levando a diversas variantes: clássica, berlim, zaitsev, das trocas, bird etc. Ou até mesmo que a sequência seja lógica 1.e4 e5 2. Cf3 Cc6 3.Bb5 cravando o cavalo.

comentou Dez 10, 2015 por evaristooliveira (71 pontos)  
Uma questão relevante é que porque Bb5 e não Bc4? Acho que a primeira (Ruy Lopez) é mais popular. Usualmente se a idéia não é Bxc6, pode ocorrer de o bispo branco ser encurralado por uma sequência de peões (?)! Bb5 leva um jogo melhor para as brancas?
comentou Dez 11, 2015 por Raíssa (451 pontos)  
Eu não sei entender o porquê. A espanhola é muito mais jogada que a italiana. Isso é uma pergunta para um teórico de aberturas ou algum jogador profissional. No Brasil, temos o Luís Roberto da Costa Júnior  que tem vários livros sobre abertura.
comentou Dez 12, 2015 por danielcajueiro (5,186 pontos)  
Concordo... É uma pergunta difícil e para alguém que seja especialista nessas duas aberturas: Espanhola e Italiana... Já li algumas referências no passado sobre o fato que o ataque das brancas usando a espanhola é bem mais sustentável e por isso os jogadores preferem a espanhola à italiana (o que não foi exatamente a pergunta inicial, mas sem dúvida é uma questão relevante e interessante). Basicamente, usando a italiana, as opções das brancas são reduzidas e o jogo fica mais equilibrado. Honestamente, não tenho condição de explorar esse tópico aqui. Talvez alguém no futuro possa!
...