Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Por que as pessoas costumam fazer promessas no início do novo ano? O que eu posso fazer para manter minhas promessas?

0 votos
157 visitas
perguntada Dez 25, 2015 em Economia por danielcajueiro (5,226 pontos)  

New Year resolution PRORUM.

Dear Dan,
Do you believe in New Year’s resolutions? —Janet

Yes. Every year for about a week: for about five days before New Year’s Day and for about two days after. Happy new year

Daniel Ariely [Facebook (2 de janeiro de 2015) e Irrationally Yours p. 293]

Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Dez 25, 2015 por danielcajueiro (5,226 pontos)  

Promessas só ocorrem no início do ano novo?

New Year

Não necessariamente! Promessas ocorrem o ano todo, mas ocorrem especialmente em datas que representam referências na vidas das pessoas! Essas datas podem ser simplesmente o início de anos, semestres, meses ou semanas, retorno das férias, aniversários, feriados religiosos ou culturais, início de anos letivos... O importante é que as datas tenham uma representatividade especial para aqueles que estão fazendo as promessas. De fato, literatura recente tem testado quais são as datas que são consideradas mais importantes.

Por que as pessoas costumam fazer promessas em datas importantes?

FuturoPresent www.prorum.com

Dois motivos básicos podem ser usados para justificar a ocorrência das promessas nessas datas:

(1) Em geral, as pessoas não consideram o tempo como uma variável contínua, mas formada por vários eventos importantes. O início do ano é uma época particularmente importante - "o novo começo". Mas existem outras datas como aniversários... Dentre os aniversários, no Brasil, os aniversários de 15 anos (festa de 15 anos para meninas), 16 anos (voto), 18 anos (maioridade penal), 30 anos (...) e 40 anos (...) são especiais. O momento que se entra numa universidade... Existem também datas religiosas especiais... Para os católicos a primeira comunhão ou o dia anual da confissão são datas especiais e para judeus o momento que eles se tornam "Bar Mitzvá"s (responsável por seus atos) é algo muito importante. O dia do casamento em que você deve começar a se comportar como um homem responsável... O dia do nascimento do primeiro filho...

(2) Essas datas podem representar descontinuidades temporais que fazem com que as pessoas se sintam desconectadas das imperfeições passadas. Exemplos de imperfeições são levar uma vida sedentária, fumar...

Existe evidência que as pessoas fazem mais promessas em certas datas?

Sim! Pesquisa recente, por exemplo, investigou a frequencia com que as pessoas procuram pela palavra "dieta" no google ou visitam uma academia de ginástica e percebeu que existem datas especiais em que isso ocorre.

Um outro trabalho investigou o nível de comprometimento que uma pessoa teria se começasse uma dieta em uma data qualquer ou em uma data especial.

Como eu posso manter as minhas promessas de ano novo?

Os ingredientes interessantes são foco, planejamento, comprometimento, associar outras perdas ao descumprimento da promessa e associar outros ganhos ao cumprimento da promessa:

1) Não tente abraçar o mundo!

Hug the world

Seja realista e foque no que é importante e possível. Um amigo uma vez me disse: Aquilo que é importante para você hoje é aquilo que ainda será importante para você daqui a 10 anos: Saúde e Família. Não perca a oportunidade de lidar com algo importante perdendo tempo com coisas sem importância.

2) Faça uma programação realista. Seja específico!
Plan
Por exemplo, no caso de exercitar mais, se você pretende entrar em uma academia de ginástica ou correr num parque, especifique que horas você pretende fazer isso e o que você deixará de fazer para cumprir essa demanda. "Eu vou correr no parque segundas, quartas e sextas as 7:00" é totalmente diferente de "Eu vou exercitar mais".

No caso da promessa de querer dormir mais cedo, "eu vou dormir todos os dias as 22:30 e vou deixar de ver televisão a noite (...)" é totalmente diferente de "Eu vou dormir mais cedo".

3) Se comprometa
www.prorum.com
Por exemplo, no caso de exercitar mais, se comprometa a ir junto com um amigo numa academia. Se você não for na academia, você não estará só prejudicando você mesmo, mas também quebrando o compromisso com o amigo.

No caso de passar mais tempo com a família, programe uma atividade específica para passar mais tempo semanalmente com sua família. O fato de vocês fazerem uma atividade conjunta pre-definida irá garantir que vocês irão passar mais tempo juntos. Por exemplo, aprenda violino, a pintar ou a andar de patins com seu filho .

Em muitas resoluções de ano novo encontra-se algo como "poupar mais". Uma forma de você fazer isso é pedir ao seu banco para todo mês automaticamente colocar na poupança o valor desejado.

4) Ganhe com o cumprimento da sua promessa.
A imagem será apresentada aqui.
Por exemplo, no caso de querer mais exercícios frequentemente, suponha que você goste de assistir alguma série de 30 minutos no netflix e você precisa fazer 30 minutos de esteira. Por que não assirtir essa série apenas quando você faz os 30 minutos de esteira?

Você deve também celebrar suas pequenas conquistas. Se você começa a perder peso, celebre de alguma forma adequada essa perda de peso. Inclua as pessoas que se preocupam com você no seu projeto para você poder celebrar com elas. Ou seja, junte o útil (perder peso) ao agradável (comemoração com a família).

Você pode se permitir ganhar um grande presente. Muitas vezes as pessoas precisam de "permissão" especial para comprar um presente como, por exemplo, um artigo de luxo desejado (um relógio suísso, uma bolsa prada), que não compraria em ocasiões usuais. Sua família ou você mesmo pode comprar esse presente.

5) Perca com a quebra da sua promessa.
A imagem será apresentada aqui.
Por exemplo, no caso de querer exercitar mais, deposite R$12000,00 reais na conta de seus pais. Todo mês que você for a academia sem falta nenhuma vez, eles te retornam R$1000,00 com os juros. A primeira vez que você faltar, você perde 200 reais. A partir da segunda vez faltada, você perde um valor proporcional ao restante (800,00). O valor perdido será doado a uma instituição de caridade. O mesmo se repete todo mês. Se 12000 reais não te afeta aumente para um valor que te afete (24000, 36000, 48000 reais)... Uma outra solução é pague um ano de academia, sem a possibilidade de reembolso.

No caso de querer passar mais tempo com a família... Se torne socio de um clube para ir com a sua família que você tenha que pagar mesmo que não use.

Referências:

D. Ariely. Making (And Keeping) New Year's Resolutions. Duke Today 28 de dezembro de 2011.

D. Ariely e K. Berman. 5 new year's resolutions that might actually work. Time 30 de dezembro de 2013.

H. Dai, K. L. Milkman e J. Riis. The fresh start effect: temporal landmarks motivate aspirational behavior. Management Science v. 60, p. 2563-2582, 2014.

H. Dai, K. L. Milkman e J. Riis. Put your imperfections behind you: Why and how meaningful temporal landmarks motivate aspirational behavior.

D. Goleman. Focus: the hidden driver of excellence. Harper, 2015.

S. D. Halpern, B. French, D. S. Small, K. Saulsgiver et al. Randomized trial of four financial incentive programs for smoking cessation. The New England Journal of Medicine v. 372, p. 2108-2117, 2015.

K. L. Milkman, J. Beshears, J. J. Choi, D. Laibson, B. C. Madrian Using Implementation Intentions Prompts to Enhance Influenza Vaccination Rates. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 108, p. 10415 - 10420, 2011.

K. L. Milkman e G. Volpp. How to keep your resolutions. The New York Times, 3 de janeiro de 2014.

T. Rogers, K. L. Milkman e K. G. Volpp. Commitment devices - using initiatives to change behavior. Journal of the American Medical Association, 2014.

K. G. Volpp e R. Galvin. Reward-based incentives for smoking cessation - how a carrot became a stick. Journal of American Medical Association, v. 311, p. 909-910, 2014.

...