Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Para quem quer ser um econometrista, qual o melhor centro para fazer mestrado em Economia?

+1 voto
472 visitas
perguntada Mar 8, 2016 em Economia por eco1911 (146 pontos)  

Especialmente centros que estudam forecasting, aplicação em macroeconomia e acompanham outras áreas como machine learning.

Compartilhe
comentou Mar 8, 2016 por danielcajueiro (5,186 pontos)  
Sua pergunta é a pergunta 1000 do site (:-)!
comentou Mar 8, 2016 por eco1911 (146 pontos)  
Onde eu clico pra receber meu prêmio? hehehe
comentou Mar 9, 2016 por danielcajueiro (5,186 pontos)  
(:-) Ainda nao tem premio, não!

1 Resposta

+1 voto
respondida Mar 8, 2016 por danielcajueiro (5,186 pontos)  

Eu acredito que no Brasil não existem escolas de economia com grandes grupos de econometria - o que existem são pessoas competentes nessa área. Dessa forma, eu responderia a primeira parte dessa pergunta sugerindo você escolher um centro pela qualidade do centro e a qualidade do grupo de econometria provavelmente será proporcional aquela do centro em média. Se seu interesse específico for forecasting com séries temporais, eu consideraria olhar o que Professor Marcelo Medeiros da PUC-Rio está fazendo (mas acho que o foco dele não é aplicações necessariamente em macroeconomia). Acho que não existem muitas pessoas que aplicam econometria em macroeconomia no Brasil. Os poucos macroeconometristas que conheço são João Victor Issler da EPGE (FGV-Rio) e José Angelo do Amor Divino (Univ. Católica de Brasília) [mas não sei se eles trabalham com previsão].

Nosso grupo aqui da UnB não tem histórico constante de aplicação de econometria explicitamente em Macroeconomia (que eu saiba), mas no passado já fizemos aplicação em por exemplo em forecasting da estrutura a termo da taxa de juros (que é um tema tipicamente estudado por Macroeconomistas, mas também por financistas): Forecasting the yield curve for the Euro region e Combining term structure of interest rate forecasts: The Brazilian case. É válido mencionar que atualmente estou orientando conjuntamente com o Professor Roberto Ellery um aluno de doutorado sobre o tema: minha co-orientação está na parte de previsão e a do Roberto mais voltada para Macro.

Finalizando, sobre Machine Learning, além do nosso, não conheço nenhum grupo em departamento de economia interessado no assunto.

Se você tiver interesse em Previsão, talvez tenha interesse nessa pergunta.

comentou Mar 8, 2016 por eco1911 (146 pontos)  
editado Abr 4, 2016 por eco1911
Obrigado Daniel Cajueiro, venho acompanhando seus posts sobre seu curso de métodos quantitativos na UNB e é uma área que estou me identificando muito.
A parte empírica da Economia está cada vez mais ganhando espaço, acredito que logo será a parte empírica que irá "guiar" a teórica (ou andarem juntas) e quero fazer parte disso.
Acho louvável a tentativa do Sargent (por exemplo) em confrontar a teoria com dados. Seu material de economia quantitativa (quant-econ.net) tem me influenciado bastante e foi onde conheci a linguagem Julia.
Porém me parece que é exceção  quem trabalha com econometria e economia computacional no Brasil, principalmente economia computacional.
...