Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Existe demanda por um blog de Microestrutura de Mercado?

+1 voto
35 visitas
perguntada Jun 7, 2016 em Economia por eco1911 (146 pontos)  

Há tempo que venho pensando em escrever um blog sobre microestrutura do mercado de câmbio, falando também das peculiaridades do instrumentos brasileiros, HFTs, Swaps.
A dúvida é porquê este é um assunto que vejo sendo discutido em pouquisímos centros. Será que tal assunto atrairia atenção da academia e do mercado?
O blog inicialmente vai focar em divulgar a literatura extrageira já consagrada e a produzida aqui. É intençao apresentar estes estudos de forma que um público mais amplo possa assimilar, evitando focar em teoremas e detalhes econométricos, mas apontando os caminhos para esses aprofundamnetos.
As opiniões dos membros deste fórum são de grande valia para o autor.

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Jun 8, 2016 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

Parece bem interessante a proposta de um blog de Microestrutura de Mercado. Entretanto, isso não significa que a proposta é de interesse de um público geral.

Por que?

Meu argumento tem como base uma comparação simples dos grupos de Economia e Conjuntura Econômica do Facebook (existem vários e muito populosos) e apenas 1 de finanças que tem menos que 500 usuários. Minha impressão é que a população geral tem mais interesse mesmo no feijão com arroz de conjuntura econômica (diferente de mim).

Mas uma das coisas mais difíceis de prever é sucesso de algum tipo de atividade (dê uma olhada aqui e aqui), pois depende de muitos fatores...

comentou Jun 8, 2016 por eco1911 (146 pontos)  
Participo de vários desses de face e tenho a impressão que tem mais "brigas" que teoria econômica hahah.
Estou estudando o assunto e achando muito interessante, na faculdade não se ve nada de microestrutura, dão que o preço reflete os fundamentos e pronto. Já na Microestrutura são levadas várias coisas em consideração, como assimetria de informação por ex., o que deixa o assunto muito mais "realista" na formação de preços.
O blog seria uma tentativa de juntar um grupo interessado, já que estou longe da academia. Estou estudando a ideia, vamos ver.
Muito obrigado pela resposta Daniel.
...