Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais são os tópicos em alta na área de finanças e quais os principais avanços já realizados em cada um deles?

+3 votos
153 visitas
perguntada Mar 25, 2015 em Finanças por VAS (471 pontos)  

Para delimitar melhor a resposta, por favor, considere que ela está sendo feita por um aluno que pretende fazer seu trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertação ou tese nessa área.

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Mar 25, 2015 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

Sem dúvida, essa é uma pergunta muito ampla. Eu vou tentar respondê-la considerando apenas alguns pontos de vista. Dessa forma, considerarei o caso em que são alunos de mestrado ou doutorado, pois muitos poucos alunos de TCC geram algum resultado de pesquisa relevante. De fato, em geral, alunos de TCC tem muito pouco tempo para realizar um trabalho, não entendem a relevância de um trabalho de pesquisa e/ou tem muitas coisas competindo com o seu trabalho (eles estão se formando e tem outras preocupações, visto que estão formando).

Você está assumindo que existem tópicos em finanças que estão em alta e outros que estão em baixa. De fato, não vejo tanta volatilidade nas perguntas. O que muda é como os pesquisadores as respondem ou as abordam.

Banking: Considere dados públicos disponíveis no Banco Central e dê uma olhada nessa pergunta do PRorum: Tópicos em alta em Banking.

Finanças empíricas: O estudante pode considerar rever alguns resultados clássicos de finanças usando métodos de econometria não linear. Note que com econometria não linear, um estudante por perceber resultados interessantes que não são possíveis usando modelos lineares clássicos. Veja por exemplo esse artigo que foi consequencia de uma dissertação de mestrado do departamento de economia da UnB: Determinantes do nível de endividamento de firmas Brasileiras. Ele está discutindo estrutura de capital de empresas utilizando regressão quantílica.

...