Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Curso de Estatística

+1 voto
169 visitas
perguntada Fev 27, 2017 em Estatística por Antônio Henrique (11 pontos)  

Sou novo aqui, descobri o fórum através das buscar no google. Lendo algumas perguntas no fórum, resolvi fazer a minha. Em 2017 irei começar uma graduação em estatística. Sempre me interessei pela área de exatas, além de gostar de humanas. Antes de optar por estatística pensava em cursar informática (SI ou CC). Porém, lendo mais sobre o curso de estatística, me identifiquei bastante. Tenho interesse também por psicologia econômica e áreas similares. ENFIM, queria que alguém que está cursando ou já cursou falasse um pouco sobre o curso. Durante o curso eu terei um contato legal com economia ? Qual o nível do curso ? Oportunidade para seguir área acadêmica ? Média salarial ?

Obrigado a todos.

Compartilhe
comentou Fev 28, 2017 por danielcajueiro (5,186 pontos)  
Fiz uma edição na resposta adicionando 2 ítens que não tinha respondido!

1 Resposta

+1 voto
respondida Fev 28, 2017 por danielcajueiro (5,186 pontos)  
selecionada Fev 28, 2017 por Antônio Henrique
 
Melhor resposta

Não sou aluno ou ex-aluno, mas sou autor desse livro. Também já fui professor de vários cursos de econometria. Atualmente sou professor de Economia da UnB e tenho lecionado mais Métodos Computacionais e Finanças (por opção). Orientei vários alunos da estatística em vários níveis: Graduação (iniciação científica), Mestrado e Doutorado.

O que é bom no curso de estatística?

O curso de Estatística em minha opinião é um dos cursos mais interessantes na área de exatas. Nele você vai aprender sobre três áreas importantes da estatística: (1) Projeto de experimentos (Lida com o planejamento de experimentos de forma que fazendo medidas desse experimento seja possível identificar os efeitos das variáveis envolvidas.); (2) Amostragem (Lida com procedimentos para a coleta de amostras para que a estimação do seu modelo faça sentido. Ouvimos falar muito sobre isso em eleições sobre como coletar amostras de votos que sejam representativas de uma região.) ; (3) Inferência (É a área mais popular da estatística muito estudada também na econometria e na Engenharia e lida com a estimação de modelos).

Estatística está relacionado com Machine Learning, com Big Data, com google.... Estatística é pop

Quais as desvantagens do curso de estatística (é uma opinião formada a partir de alunos que orientei do curso)?

1) A grande maioria dos alunos (que conheci que foram muitos) de estatística não programam bem. Eles basicamente aprendem a usar o R (software) como se fosse um pacote (esse problema já existia antes do R, por exemplo com o SAS). Ou seja, eles não desenvolvem robustez sobre o assunto. Infelizmente, o problema é tão sério que quando eu faço essa crítica a uma pessoa que desenvolveu esse tipo de formação computacional, ela acha que minha crítica é ao R ou a programação funcional (que é a estrutura de programação que se usa para programar em R). Parece que esse é realmente um problema da área. Minha sugestão é que você faça cursos fora do departamento sobre esse assunto. Comece a usar python paralelamente para evitar os vícios da área.

Você também pode dar uma olhada nessas perguntas:

Como um programador iniciante pode se tornar um programador intermediário?

Como um programador intermediário pode se tornar um programador avançado?

2) Comparando por exemplo com alunos da Engenharia Mecatrônica, minha experiência é que os alunos da estatística tem menos "gás" que esses outros alunos (Obviamente isso não é geral). Esse não é um problema exclusivo dos alunos de estatística, mas um comportamento parecido existe em muitos alunos de economia. "Gás" em que sentido? Pegar um problema que não se domina e passar 16 horas por dia estudando o problema até resolvê-lo. Simplesmente, vejo a maioria dos estudantes tentando seguir o caminho mais fácil e não aquele que levaria a melhor solução ou buscar ajuda em todas as etapas da solução do problema ao invés de tentar sozinho.

3) Embora em várias universidades o curso de estatística esteja dentro de um departamento de matemática, a formação matemática de um aluno de estatística em geral é pior que a de um estudante de economia que estuda em uma boa universidade. Você também pode correr atrás e resolver esse problema. De fato, quanto mais Álgebra Linear, Cálculo, Otimização e Análise você souber, mais você entenderá das técnicas de estatística. Veja por exemplo uma questão relacionada aqui.

Eu terei contato com economia no curso de estatística?

Provavelmente, não. Infelizmente, o conhecimento de economia fora do departamento de economia é muito ruim. As professores e estudantes tem uma noção completamente errada.

Você pode buscar iniciação científica com um professor do departamento de economia que atue numa área quantitativa.

Existe oportunidade para seguir a área acadêmica?

Sem dúvida. Professores gostam de alunos que tiram notas altas. Tire notas altas! Siga o caminho das pedras:

Caminho das pedras: Quanto mais Matemática e Computação você souber, mais fácil será para você aprender estatística.

comentou Fev 28, 2017 por Antônio Henrique (11 pontos)  
Olá, Daniel ! Gostei bastante da sua resposta. Então, sou bem autodidata, busco aprender muita coisa sozinho. Sabendo sobre a importância da computação decidi aprender sozinho uma noção de lógica de programação para me aventurar em alguma linguagem. Escolhi começar pelo Python porque está sendo bem falada e dizem que é uma boa pra começar, vi até em uma das perguntas do Prorum.

Sobre a faculdade, irei fazer na UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.  Em geral ela é bem conceituada, não sei exatamente qual o nível do curso de estatística. Sou consciente que hoje nenhuma universidade prepara 100% um aluno. Com tanta informação, é preciso correr atrás sozinho. Vejo os professores das universidades como mentores, orientando como começar e etc.
comentou Fev 28, 2017 por danielcajueiro (5,186 pontos)  
Eu tb não conheço bem a UFJF. Mas o fato de ser uma Federal provavelmente significa que deve ser uma das melhores da região (as universidades federais ainda são as melhores). Procure saber tb sobre a possibilidade de fazer disciplinas em outros departamentos. [Na UnB é muito fácil e até estimulado. Na UFBA (onde estudei Eng. Quimica) era muito difícil - quase impossível.] Vale sempre a pena direcionar o seu curso para onde você tem mais interesse.
...