Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Linux ou Windows?

+3 votos
99 visitas
perguntada Mar 27, 2015 em Informática por VAS (471 pontos)  
recategorizado Abr 3, 2015 por danielcajueiro

Estou começando a minha vida acadêmica na área de finanças e computação e gostaria de sugestões sobre qual sistema operacional devo escolher.

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Mar 27, 2015 por danielcajueiro (5,051 pontos)  
editado Mar 27, 2015 por danielcajueiro

Fui usuário por muitos anos do Windows e há uns 10 anos atrás, um amigo (Bernardo Mello - Professor da UnB) me indicou o Ubuntu (uma plataforma de linux). Acho que naquele momento não estava preparado para usar. Um dos motivos era que eu era coordenador de um Programa de Pós-Graduação e tinha a infelicidade de ter que lidar muito com documentos em word. O Ubuntu lida com documentos word, mas a formatação não era perfeita. Um outro motivo era que eu não estava seguro sobre o Ubuntu e o instalei numa partição do computador. Como tudo meu estava na partição do windows, se tornava inviável usar o Ubuntu e não me acostumei a usá-lo. Alguns anos mais tarde precisei usar um notebook que não usava há alguns anos e comecei a receber a mensagem que meu windows era pirata, embora não fosse e tivesse vindo com o notebook Toshiba. Olhei o preço do Windows para comprar e não tive dúvidas e instalei o Ubuntu. Desde então me tornei um assassino do Windows. Todo computador que tenho acesso substituo o windows por Ubuntu (Não me leve a mal, respeito profundamente os projetos que o Bill Gates como dono da Microsoft faz com os lucros de seus sistemas operacionais. Entretanto, o sistema é muito ruim). O computador que estou usando agora (enquanto escrevo) é um notebook antigo que tinha Windows e gastava 10 minutos para fazer qualquer coisa. Agora ele está com Ubuntu 14.04 (última versão) e funciona perfeitamente. Quando preciso usar algum computador Windows fico profundamente irritado só de pensar... Aquelas atualizações malucas, virus, pops up aparecendo nos navegadores de internet.... Além disso, Ubuntu é de graça.

Respondendo especificamente a pergunta. Hoje se pode trabalhar bem com finanças com muitos frameworks de códigos aberto (por exemplo Python). É extremamente produtivo trabalhar com Ubuntu, principalmente porque essa comunidade que trabalha com código aberto trabalha com linux e todo o help que você vai encontrar em forums específicos vai ir nessa direção.

Eu não usaria Ubuntu possivelmente em duas situações específicas: (1) Se fosse fazer programação para Windows usando por exemplo C#; (2) Se fosse fazer programação para Apple usando Swift ou Objective-C.

...