Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais os principais paradoxos em Economia?

+4 votos
21 visitas
perguntada Nov 17 em Economia por Stuart Mill (334 pontos)  
  • Considerando aqui os principais resultados contraintuitivos.
Compartilhe

4 Respostas

+4 votos
respondida Nov 18 por Stuart Mill (334 pontos)  

Mais alguns paradoxos de forma bem resumida e intuitiva:

  • Paradoxo de Jevons: Proposto pelo marginalista William Jevons em 1865, propõe que o uso mais eficiente de um recurso pode fazer com que ele seja exaurido mais rapidamente, por um grande deslocamento da demanda. Importante na economia ambiental.
  • Paradoxo de Todaro: Decorrente do modelo de Harris-Todaro, propõe que o aumento absoluto de empregos na cidade pode provocar aumento do desemprego na cidade. Isso pode acontecer por uma reação "desproporcional" dos migrantes que se mudam do campo para a cidade, participando de uma loteria de poder conseguir um emprego formal na cidade, recebendo mais, ou ser relegado ao emprego informal, recebendo menos (ambas com probabilidades associadas). A outra opção é ficar no campo e receber algo no meio.
  • Paradoxo de Easterlin: Aumento da renda não aumenta a felicidade depois de certo nível de renda, proposto por Richard Easterlin.
  • Paradoxo de Metzler: Proposto por Metzler no contexto do modelo Hecksher-Ohlin. Propõe que o aumento das tarifas de sobre um bem importado pode na verdade reduzir o preço interno desse bem.
  • Paradoxo da parcimônia: No contexto keynesiano, um aumento da poupança reduz a demanda agregada, reduzindo a renda total e posteriormente reduzindo a poupança.
  • Paradoxo de Leontief: Também no contexto do modelo de Hecksher-Ohlin, Leontief notou que os EUA exportavam mais bens trabalho-intensivos do que capital-intensivos, ao contrário do que a teoria prediria (já que os EUA eram capital-abundantes).
  • Paradoxo do crescimento empobrecedor: Proposto nos anos 50, diz que países pobres que se especializassem em exportações poderiam ficar mais pobres, pela piora nos termos de troca.
+3 votos
respondida Nov 17 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

O paradoxo de St. Petersburg sem dúvida é um deles.

+3 votos
respondida Nov 18 por estudante (426 pontos)  

Teoria dos Jogos traz sem dúvidas alguns paradoxos muitos interessantes:

1) Dilema do prisoneiro: Na estratégia de equilíbrio ambos os prisoneiros confessam, que é pior do que se nenhum dos dois confessassem.

2) Trajédia dos Comuns: Todos desejam que os recursos públicos sejam poupados, mas nenhum indivíduo da população está disposto a ajudar na poupança dos recursos.

3) Paradoxo de Braess: Aumentar o número de rodovias em uma cidade não necessariamente reduz o congestionamento.

+3 votos
respondida Nov 18 por professor (306 pontos)  

O Problema do Bar El Farol apresenta uma situação inusitada. Embora existam dados passados sobre a ocorrência de um determinado evento, não existe um modelo ótimo, pois se todos usarem o mesmo modelo vão errar nas suas previsões.

...