Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

A economia é um grande gráfico?

+1 voto
6 visitas
perguntada Nov 23 em Economia por Stuart Mill (334 pontos)  

Quais as vantagens e desvantagens de representar modelos econômicos em gráficos bidimensionais? Existe um ponto ótimo a partir do qual se torna ineficiente transmitir as informações do modelo através de um plano cartesiano?

Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Dez 3 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

A grande vantagem é a simplicidade da representação de conceitos microecômicos ou econométricos simples. Isso inclui a matemática relacionada com área da convexidade ou o teorema da projeção ou ainda os vários teoremas do ponto fixo usados em economia (de Banach ou de Kakutani).

Entretanto, a realidade é que a Economia é muito mais complexa do que esses gráficos usados para desenvolver conceitos simples e a área de Economia não é particularmente uma área que fomenta análise gráfica empírica. Existem áreas importantes como física e biologia que gastam muito tempo em desenvolver gráficos ou diagramas que permitem ou resumem uma análise detalhada de dados ou idéias.

Eu particularmente gosto da idéia de usar figuras para condensar infomação importante, mas isso gasta tempo e não é algo fomentado na área. Numa época em que temos mais acesso a informação do que conseguimos digerir, uma boa figura pode resumir muito bem uma idéia ou conceito complexo que depois pode ser digerido em teoremas ou equações.

...