Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais as diferenças entre o estudo de estatística e econometria?

+1 voto
362 visitas
perguntada Abr 4, 2015 em Estatística por danielcajueiro (5,171 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+2 votos
respondida Abr 7, 2015 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

A primeira vez que ouvi falar de regressão linear foi no laboratório de Física II quando eu era ainda aluno de engenharia química. Sendo sincero, embora devesse ser um experimento sobre fluidos ou termodinâmica, que eram os tópicos de Física II, lecionados com louvor pelos professores Roberto Andrade e Suani Pinho do Departamento de Física da UFBA, não tenho certeza sobre o experimento específico. O que tenho certeza é que as variáveis independentes eram bem controladas pelos estudantes (nós) que faziam o experimento.

Em economia muitas vezes nesse campo (da regressão linear) o problema é bem mais desafiador, pois as variáveis que queremos usar para explicar a variável dependente não são controladas na maioria dos casos. Em muitos problemas de teoria econômica, as variáveis vem de relações de equilíbrio.

Esse é um exemplo típico de problema referido por endogeneidade que não era originalmente discutido em estatística. Atualmente, enquanto esse é um tópico visto em qualquer curso básico de regressão linear num departamento de economia, não tenho certeza se o mesmo ocorre em um curso de estatística.

Resumindo a idéia que está por detrás desse exemplo é que Teoria Econômica leva a estatística por caminhos ainda não percorridos convencionalmente. Algumas dessa idéias ficarão especificamente dentro do que se chama de econometria, outras farão muito sucesso em várias outras áreas. Nessa pergunta você pode encontrar algumas contribuições de economistas à estatística.

...