Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Qual a diferença entre química e engenharia química?

0 votos
29 visitas
perguntada Abr 7, 2015 em Engenharia por danielcajueiro (5,171 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Abr 8, 2015 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

As diferenças entre química e engenharia química são maiores do que pode parecer:

1) Engenharia química é uma engenharia que inclui o conhecimento necessário para ser uma engenharia, enquanto química é uma ciência básica.

2) Química foca em processos em processos de escala laboratorial (criação das reações química), enquanto engenharia química em processos industriais (implementação dos processos químicos em grande escala).

3) O currículo de química é bem focado em química, o currículo de engenharia química tem basicamente o mesmo número de disciplinas de química (Química Geral I, Química Geral II, Química Orgânica I, Química Orgânica II, Físico-Química I, Físico-Química II, Química Analítica I, Química Analítica II), de Matemática (Álgebra Linear, Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Cálculo IV, Métodos Numéricos, Introdução a Ciência da Computação) e Física (Física I, Física II, Física III e Física IV). Parece que tem menos disciplinas de física, mas não é verdade, pois no departamento de engenharia ainda são cursadas 4 disciplinas que são tipicamente disciplinas da física: Fenômenos de Transporte I (Mecânica dos Fluidos), Fenômenos de Transporte II (Transferência de Massa e Calor), Termodinâmica I e Termodinâmica II. Além dessas disciplinas, tem um número suficiente de disciplinas de engenharia que garante legalmente a construção de um prédio de até três andares. Finalmente, terminando o ciclo básico o estudante de engenharia química ainda tem que cursar várias disciplinas que aplicam as idéias da física desenvolvidas em disciplinas anteriores em processos industriais.

4) Eu diria que enquanto Química é química, engenharia química é mais física.

...