Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Como modelos baseados em agentes podem ajudar a responder perguntas importantes na área de economia?

+1 voto
214 visitas
perguntada Fev 4, 2015 em Economia por danielcajueiro (5,171 pontos)  
editado Fev 22, 2015 por danielcajueiro

Nos últimos 10 anos, uma classe de modelos chamada de Modelos Baseados em Agentes (ABM) do inglês Agent-Based Models começou a ser usado principalmente por pesquisadores da física e matemática e engenharia para lidar com perguntas na área de economia.

Entretanto, esses modelos ainda são novos e pouco usados por pesquisadores de economia. Que tipo de perguntas poderiam ser respondidas por esses modelos que os modelos micro-fundamentados teriam dificuldades? Seria bem interessantes colocar as perguntas e explicar porque os modelos convencionais não são aptos.

Compartilhe

2 Respostas

+2 votos
respondida Mar 7, 2015 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

Na minha opinião, não é o objetivo criar uma nova teoria econômica como alguns sugerem.
Entretanto, por um lado, esses modelos podem abordar aspectos que são difíceis de serem abordados nos modelos microeconômicos convencionais, entre eles: heterogeneidade e interação. Esses dois são aspectos difíceis de serem abordados de forma conveniente nos modelos convencionais.

Por outro lado, esse modelos possuem um tipo de estrutura que permite entender vários ambientes complexos (com muita heterogeneidade e interação) de forma simples focando apenas naqueles aspectos que são fundamentais.

+2 votos
respondida Jul 28, 2015 por Bernardo Furtado (106 pontos)  

Acho que o ponto não é que os modelos convencionais 'não são aptos'. A questão é 'pode-se entender melhor o fenômeno com a utilização também de ABM?

Já há alguma literatura que discute Equation-based models versus Agent-based models (estamos preparando um texto também).

Ainda, veja o Discussion Paper 204 do Ipea na qual buscamos transformar um modelo do Acemoglu e Robinson de analítico para ABM. Embora preliminar, o exercício já demonstra as limitações do modelo original e os ganhos na aplicação de ABM.
http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=24752

E, por fim, os modelos de ABM que eu vi são usualmente modelos de finanças, com ênfase nas variáveis agregadas e comportamento dos bancos. Vi muito poucos modelos, do tipo simples. Siga a discussão na pergunta do ResearchGate https://www.researchgate.net/post/Which_microeconomic_agent-based_market_models_are_there

Há um de Equilíbrio Geral de Davoud Taghawi-Nejad, em Python (procurem no GitHub).
Mas, vejam, um dos princípios da abordagem de Sistemas Complexos (imagino eu) é que não se parte do equilíbrio, não se impõe o equilíbrio e então 'resolve-se' o problema. Na verdade, a pergunta de fundo é: quais são os mecanismos geradores do fenômeno que eventualmente levam ao equilíbrio, ou a valores próximos ao equilíbrio, ou a movimentos cíclicos, ou a catastrófes? :)

...