Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais as vantagens e desvantagens de fazer uma prova (avaliação) que a habilidade de ser rápido faça diferença no resultado?

0 votos
263 visitas
perguntada Abr 11, 2015 em Academia por danielcajueiro (5,171 pontos)  
recategorizado Abr 16, 2015 por danielcajueiro

Provas devem ser construídas de forma que estudantes que não sejam rápidos o suficiente não sejam hábeis para concluir uma avaliação?

Compartilhe

1 Resposta

0 votos
respondida Abr 12, 2015 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

Não sei se essa é a forma correta de encarar isso, mas acho que existem provas que o estudante deve ser testado em velocidade e outras não.

Provas básicas e pouco complexas: Em disciplinas básicas principalmente como ocorrem no início de um curso de graduação ou ainda no ensino médio é essencial que o estudante seja hábil para resolver as provas com rapidez. Isso ocorre pelos seguintes motivos:

1) Se a disciplina é muito básica, ele precisará utilizar muitas vezes essa disciplina em outras situações (como, por exemplo, base para outras disciplinas) e precisará ser rápido. Ou seja, o assunto de uma disciplina básica deve fluir naturalmente assim como um estudante é capaz de falar. O aprendizado de outra disciplina que depende dela não deve ser atrapalhado porque o estudante não consegue lidar rapidamente com a disciplina básica. Dessa forma, rapidez é importante, pois reflete conhecimento de coisas que ele pode fazer facilmente.

Como desenvolver rapidez? O estudante precisará se exercitar com muitos e muitos exercícios para tornar aquele assunto muito fácil.

2) Em provas com tempo limitado o estudante pode ter piores resultados por não ser hábil para lidar com sua ansiedade. Infelizmente, em algum momento, ele precisará com ela. Ao longo da vida ele precisará ser capaz de lidar com sua ansiedade. Quanto antes ele começar a fazer isso melhor.

Disciplinas mais específicas ou provas muito complexas:

Eu pessoalmente não acho adequado que o estudante precise ser rápido nesse tipo de prova, por dois motivos:

1) Se a disciplina é mais avançada e específica, provavelmente ele precisará dela em menos situações e por isso a falta de rapidez em lidar com ela não atrapalhará o aprendizado de outras disciplinas.

2) Se a prova é mais complexa, então é meio sem sentido exigir que um estudante resolva rapidamente problemas muito complexos.

...