Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

O que é o método Suzuki para o aprendizado de música?

+2 votos
202 visitas
perguntada Abr 11, 2015 em Pais e Filhos por danielcajueiro (5,081 pontos)  
reclassificado Abr 12, 2015 por danielcajueiro
Compartilhe

2 Respostas

+2 votos
respondida Jul 25, 2016 por apk (136 pontos)  
selecionada Jul 25, 2016 por danielcajueiro
 
Melhor resposta

Na busca pela educação musical, o método procura enriquecer a vida da criança agregando valores nobres ao seu caráter. Baseado no método de aprendizagem da língua materna, a criança desenvolve seus conhecimentos musicais e a prática de um instrumento do mesmo modo que aprendeu a falar, devendo ser envolvida em um ambiente de amor, de respeito, de bons exemplos, de estímulos adequados e de uma rotina diária de estudos. O compromisso e a participação dos pais para essa educação musical transcendem a música e o instrumento, construindo uma forte relação de confiança.

Pontos importantes do Método Suzuki:

  1. Toda criança é capaz.
    De acordo com Shinichi Suzuki, todas crianças são capazes e possuem o mesmo potencial de aprendizado e de talento. Ele exemplifica esse fato com o pássaro rouxinol que é retirado do ninho e colocado junto a um pássaro-mestre que emite um maravilhoso canto. O pequeno rouxinol recebe as condições ambientais necessárias ao seu aprendizado e, dessa forma, desenvolve excelentes habilidades no canto. Analogamente, todas as crianças, sem exceção, se incentivadas e influenciadas positivamente, podem desenvolver excelente habilidades.

  2. O método se baseia no aprendizado da língua materna.
    Por mais que pareça óbvio, toda criança aprende sua língua materna sem receber instruções especificas para isso. Shinichi Suzuki observou quais condições propiciam esse aprendizado e tornou-as concretas para o ensino da música e do instrumento musical. Dessa forma, a criança deve ouvir, experimentar, treinar, errar, corrigir e repetir, do mesmo modo que faz quando está aprendendo a falar, para desenvolver seu talento musical.

  3. A importância do ambiente em que a criança vive.
    A criança se adapta ao ambiente em que vive. Assim, quando está cercada de amor, de respeito e de boas influências, desenvolverá habilidades superiores. A educação musical pelo Método Suzuki acrescenta, além do conhecimento e da habilidade para um instrumento, valores como o respeito, a paciência e a persistência, entre outros. A criança repete e imite o que acontece ao seu redor. Assim, se estiver rodeada de bons exemplos, de forma inconsciente, os internalizará e os colocará em prática.

  4. Os pais, o professor e a criança formam uma equipe de cooperação.
    Do mesmo modo que a participação e o estímulo dos pais são essenciais para que a criança aprenda a falar, eles também devem ter uma participação ativa e interessada na educação musical da criança. Enquanto a criança é pequena, além de propiciar um ambiente adequado para o seu desenvolvimento, os pais devem participar das aulas e realizar o treino diário orientado pelo professor em casa. Durante as aulas, o professor guiará o processo.
    A criança sempre deve ser incentivada a cooperar com os pais e com o professor.
    Pais, professor e aluno trabalham juntos por um objetivo único!

  5. O talento é a habilidade trabalhada. Há necessidade de repetição para o desenvolvimento dessa habilidade. A prática deve ser sem pressa nem descanso.
    Há necessidade de se repetir muitas vezes para o desenvolvimento da habilidade. A prática deve ser diária e constante, sem pressa nem descanso. Suzuki afirmava que o treinamento fraco origina habilidade fraca, as pessoas devem fazer todo o esforço, mesmo nas dificuldades, para acumular e construir uma habilidade superior. A perfeição é desenvolvida por meio da repetição.

  6. A criança é influenciada pelos seus pares.
    É muito importante a socialização com outras crianças em aulas coletivas ou outras atividades, pois há forte influência entre elas. As crianças devem sempre ser estimuladas a cooperar umas com as outras, bem como incentivar e ficar felizes com o êxito de seus colegas.

  7. O trabalho é devagar, mas o êxito gera o êxito.
    Da mesma forma que a construção de uma casa, o alicerce e a parte inicial devem estar bastante solidificados, de forma a garantir o desenvolvimento e crescimento futuros. Cada etapa do processo, desde o ambiente adequado e as primeiras músicas, deve garantir o sucesso das etapas subsequentes. O “Brilha, brilha estrelinha” sempre estará em seus corações e mentes.

  8. O processo não pode ser rígido.
    Apesar do desenvolvimento da disciplina e da nobreza de caráter, o processo deve garantir respeito e flexibilidade. Isso também faz parte de se garantir um ambiente propício para o melhor desenvolvimento da criança, em busca do valor da boa conduta e da cooperação. A criança deve ser respeitada e as melhores condições devem ser criadas para que ela externe suas melhores qualidades.

  9. O projeto e os benefícios são de longo prazo.
    Um dos fatos mais importantes é que o processo tem cerca de 70% não musical e 30% musical. Assim, trata-se de um processo de longo prazo, pois trabalha outros aspectos como o caráter, a disciplina e os valores, além da música e do instrumento. O caminho é longo, mas os benefícios perdurarão durante toda a vida das crianças e da família.

  10. Disciplina e treinamento.
    A disciplina e o treinamento diário, com as constantes e necessárias repetições, levam ao desenvolvimento da habilidade superior e da excelência. Lamentar-se pela falta de habilidade não deve ser tolerado. A disciplina de agir, sem procrastinar as ações necessárias para se alcançar o que se busca, deve ser a constante para a busca da excelência. Devemos esbanjar esforços para sempre nos aperfeiçoar.
    Suzuki afirmava que, com a disciplina e o treinamento adequados, “Dez anos de esforços podem transformar inferioridade em talento superior.

Referência:

Educação é amor - Suzuki

+1 voto
respondida Abr 12, 2015 por danielcajueiro (5,081 pontos)  

O método Suzuki propõe que aprendizado de música por crianças seja desenvolvido com a mesma naturalidade que elas aprendem a língua mãe delas.

Os elementos básicos do método Suzuki são:

1) O aprendizado deve se iniciar entre 3 e 4 anos
2) A importância de ouvir música
3) Aprender a tocar antes de aprender a ler
4) O envolvimento dos pais
5) Um ambiente amor para o aprendizado
6) Um alto nível de ensino fornecido por professores bem treinados
7) A importância de produzir um bom som de modo natural e balanceado
8) Repertório convencional usado por outros estudantes Suzuki em todo o mundo

...