Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Como estimular participação de estudantes em sala de aula?

+1 voto
32 visitas
perguntada Abr 12, 2015 em Academia por danielcajueiro (5,051 pontos)  
recategorizado Abr 16, 2015 por danielcajueiro
Compartilhe

2 Respostas

+1 voto
respondida Abr 12, 2015 por danielcajueiro (5,051 pontos)  
editado Abr 12, 2015 por danielcajueiro

Eu gostaria de ouvir outras idéias... Eu sou professor de economia e acredito fortemente em incentivos. Eu pago a participação de meus estudantes com 0.5 ou 1 ponto na prova seguinte. Essa participação inclui responder perguntas interessantes que faço em sala de aula, fazer perguntas interessantes e dar exemplos interessantes do assunto discutido em sala. É válido mencionar que raramente o mesmo estudante recebe muitos 0.5s pontos, pois é uma disciplina básica com muitos estudantes.

Tive um professor há muito tempo de história no ensino médio no Colégio Antônio Vieira em Salvador que pagava a participação dos estudantes com chocolates.

+1 voto
respondida Abr 12, 2015 por gustavomp (21 pontos)  

Eu, como aluno, vejo que meu maior impedimento é a timidez. Às vezes até sei a resposta da pergunta feita pelo professor, porém, pelo medo de errar, acabo não respondendo.

Logo, acredito que o professor mostrar à turma que o ambiente de sala da aula é livre para errar e que o aluno não será "julgado" por dar alguma resposta errada, seria uma bom estímulo. Acho que isso aliado a alguma política de incentivos seria o ideal.

comentou Abr 12, 2015 por danielcajueiro (5,051 pontos)  
Gustavomp, antes de aprender qualquer coisa, vamos errar muitas vezes. Não conheço nenhuma história de sucesso de pessoas que não erraram muitas vez antes de conseguir acertar! Logo, se você deseja ser bem sucedido em algo, você precisa seguir com sua intuição. Aos poucos, você vai ajustando sua intuição para errar menos e começar a ter sucesso com os seus objetivos.
...