Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

De quantos investidores eu preciso?

+1 voto
55 visitas
perguntada Abr 17, 2015 em Estatística por danielcajueiro (5,171 pontos)  

Suponha que preciso de \(M\) reais para financiar minha empresa através de investidores externos que sucessivamente são apresentados a ela. Cada investidor (independente um do outro) investe na empresa uma quantia que possui uma distribuição exponencial com média \(\lambda\). Qual a distribuição, média e variância do número necessário de investidores que sucessivamente investem na empresa até que eu consiga os \(M\) reais necessários para fundar minha empresa?

Compartilhe

2 Respostas

+2 votos
respondida Abr 20, 2015 por santiago (131 pontos)  
selecionada Abr 21, 2015 por danielcajueiro
 
Melhor resposta

Um processo de Poisson \(N(t)\) conta o numero de chegadas, hasta o tempo \(t\), de eventos discretos e independentes. O processo é caracterizado pelo parâmetro \( \lambda\) que indica a taxa em que os eventos ocorrem; os tempo de espera entre um evento \(n\) e \(n+1\) tem uma distribuição exponencial com média \( 1/ \lambda \).

Como \( P([N(t)]=k) = e^{- \lambda t} ( \lambda t)^K/K! \), segue uma distribuição de Poisson com párametro \( \lambda t\).

O número esperado e variância de eventos ate o tempo \(t\) son
\(E(N(t)) = \ \lambda t\)
\(V(N(t)) = \ \lambda t\)

Lembrado que os eventos som independentes e que a distância entre eles segue uma distribuição exponencial, e que os investimentos também som independentes donde cada quantia possui uma distribuição exponencial, podemos falar que o número esperado de investidores para conseguir M reais e
\(E(N(M)+1) = \lambda \ M+1 \),
donde \(E(N(M)) \)indica o numero de inversores antes de chegar a \(M\), portanto adicionamos um investidor a mais para completar \(M\).

A variância,
\(V(N(M)+1)= V(N(M))= \lambda \ M \)

Finalmente devemos ajustar nossa resposta já que o problema fala que os investimentos têm uma distribuição exponencial com média \(\lambda\), mas a nossa solução considera que os tempo de espera entre dois evento consecutivos tem uma distribuição exponencial com média \( 1/ \lambda \). Portanto

\(E(N(M))+1 = 1/ \lambda \ M+1 \)
\(V(N(M)+1) = 1/ \lambda \ M\)

comentou Abr 21, 2015 por danielcajueiro (5,171 pontos)  
Sua solução é muito mais simples e direta do que aquela que pensava. Veja a minha solução para essa resposta.
+1 voto
respondida Abr 21, 2015 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

Seja \(m^i\), \(i=1,2,\cdots\) o valor investido por cada investidor sucessivo que a conhece. Logo o valor total que recebo para financiar minha empresa é \(\sum_{i=1}^{n}m^i\). Logo, no problema, desejo caracterizar a variável

\[N=\min (S_n\ge M \text{ tal que } n\ge 1).\]

Definindo \(m\) o valor que ainda preciso para financiar minha empresa, então \(p(n/m)\) é a probabilidade de que \(n=N\) quando ainda preciso de \(m\).

Note que se \(m^1>m\), então \(N=1\) e \(P(m^1\ge m)=\int_{m}^{\infty}\lambda\exp{(-\lambda x)}dx=\exp{(-\lambda m)}\).

Por outro lado, se \(N\gt 1\), temos a seguinte recursão:

\[p(n/m)=\int_{0}^{m}\lambda \exp{(-\lambda x)}p(n-1/m-x)dx.\]

Finalmente, note que a solução normalmente é achada chutando um forma funcional para \(p(n/m)\) que como foi explorada na solução de santiago é dada por uma Poisson.

comentou Abr 21, 2015 por santiago (131 pontos)  
Achei muito interessante a sua solução já não parte dum modelo probabilístico.
...