Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais são as vantagens e desvantagens de ensinar/assistir cursos quantitativos usando transparências?

+1 voto
181 visitas
perguntada Abr 18, 2015 em Academia por danielcajueiro (5,171 pontos)  

Seria legal ouvir respostas de professores e alunos.

Compartilhe

2 Respostas

+2 votos
respondida Jul 29, 2015 por Thiago Pinto (116 pontos)  

Do meu ponto de vista, de aluno, vejo como vantagem justamente o tempo que posso dedicar na aula a tentar entender os conceitos apresentados. Já participei de cursos em que passava a aula inteira simplesmente copiando e, se parasse para refletir sobre o que era apresentado ou mesmo entender o que não estava claro num primeiro momento, me atrasava na cópia e por vezes perdia algum conteúdo escrito. Também ficava exausto por passar algumas horas copiando e precisava de algum tempo antes de poder voltar a pegar no conteúdo da aula. Existe também a questão da grafia do quadro, que nas disciplinas relacionadas à matemática ganha um peso muito maior (um elemento x confundido com um conjunto X, uma variável confundida com outra), e a possibilidade de que o aluno copie errado.
Mas por outro lado pode existir a desvantagem de se perder a concentração na aula. Isto também aconteceu algumas vezes comigo.

+1 voto
respondida Abr 19, 2015 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

Eu pessoalmente acredito que escrever é uma parte importante do aprendizado matemático. Não sei se isso ocorre com todos (talvez alguém especializado em psicologia do aprendizado possa falar sobre isso), mas eu pessoalmente aprendo muito mais matemática se escrevo do que se simplesmente assisto uma apresentação de uma aula em transparências. Em particular, no meu caso, quando escrevo, eu presto mais atenção aos detalhes do que quando apenas assistou a uma apresentação.

Adicionalmente, quando eu era estudante de engenharia química, só me lembro de uma experiência boa (aula de qualidade de um curso quantitativo) de um curso quantitativo que era feito usando transparências. Nos outros cursos, acho que a qualidade das aulas eram muito piores. Baseado nessa experiência, fico feliz em dizer que a maioria dos meus cursos quantitativos eram no quadro negro. Entretanto, isso me leva a crer que minha amostra não é suficientemente grande para o caso de cursos quantitativos usando transparências.

Entretanto, existem vantagens de se usar transparências:

1) Não gastar tempo com a cópia do material apresentado.

2) Fazer uso de figuras de qualidade para se melhorar o aprendizado. Veja por exemplo essa pergunta para entender do que estou falando.

comentou Jun 29, 2015 por Dea Fioravante (1 ponto)  
Há alguns anos, quando comecei a lecionar, li alguns artigos sobre didática, processos cognitivos, etc... Um deles (não encontrei a referência) dizia que quando o professor apresenta o conteúdo usando o quadro e os alunos são "obrigados" a copiar o conteúdo, existe um ganho de aprendizagem quando comparado às transparências, pois o aluno lê o conteúdo pelo menos 3 vezes durante a aula: quando o professor escreve, quando ele escreve e ao ouvir a explicação sobre o assunto.

Na pós graduação (latu sensu) que leciono a instituição impõe o uso de transparência. Minha experiência é restrita, (estou há 1 ano  ministrando microeconomia e econometria), mas percebo que existe perda de aprendizado e participação da turma com a transparência (principalmente em econometria). Mas o ritmo da aula é bem mais rápido, o que não é necessariamente bom se os alunos não estão acompanhando. Tive apenas uma turma cuja experiência com transparências foi muito boa, mas os alunos tinham interesse e qualificação muito acima da média. A grande maioria deles se preparava (lendo a apostila e o livro) antes de entrar em sala.

Em microeconomia o ganho com as imagens e gráficos de qualidade ajuda a "prender" a atenção dos alunos.
...