Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais as vantagens e desvantagens para o aprendizado de se publicar soluções de séries de exercícios?

+1 voto
60 visitas
perguntada Abr 18, 2015 em Academia por danielcajueiro (5,051 pontos)  
editado Abr 19, 2015 por danielcajueiro

Estou considerando a situação em que o estudante no início do curso já tem todas as séries de exercício e suas soluções e ele não recebe nota extra pela solução dos exercícios.

Compartilhe

2 Respostas

+1 voto
respondida Abr 19, 2015 por danielcajueiro (5,051 pontos)  

Minha resposta simples...

Por um lado, é muito bom o estudante ter a solução dos exercícios para checar se acertou a questão. Um estudante sempre amadurece e muito olhando soluções de problemas que ele não conseguiu resolver corretamente. Esse procedimento já levanta o nível do curso.

Por outro lado, ter a solução dos exercícios em mãos pode fazer com que ele tente menos do que tentaria se não tivesse a solução em mãos.

Possível opção: Entregar uma solução uma semana depois que foi dado o assunto. Entretanto, isso não resolve o problema, pois alguns estudantes agora ficarão esperando pela solução e outros terão de qualquer forma a solução antes de terem tentado fazer o exercício. Adicionalmente, a menos que uma série de exercícios nova seja criada todo semestre, haverá heterogeneidade no acesso a soluções das séries de exercício, pois alguns alunos sempre poderão conseguir a solução de alunos do curso anterior.

+1 voto
respondida Jul 5, 2015 por professor (291 pontos)  

Esse problema mencionado na pergunta, hoje em dia, é bem mais amplo ou talvez a solução já esteja pre-determinada. Ter ou não soluções de séries de exercício não implica que o estudante não terá acesso as soluções dos exercícios de fato.

Por um lado, muitas questões já estão resolvidas na internet em sites especializados. Acho que isso não é um problema exatamente pois é improvável que a mesma questão esteja resolvida e se estiver é difícil ter acesso a ela, pois muitas possibilidades aparecerão dependendo de como o google faz a busca. Ou seja, o número de possibilidades de escrever uma mesma questão considerando a possibilidade (inclusive) de alterar os valores é infinita. Essse problema pode-se ocorrer com questões genéricas como, por exemplo, "Como provar que o número de primos é infinito?".

Por outro lado, existem muitos fóruns e grupos de facebook em que os estudantes automaticamente conseguem a resposta para uma pergunta em poucos minutos. No segundo caso, o problema é mais sério, e é exatamente igual a se ter a solução da questão em mãos. O problema básico em minha opinião é como esses sites devem lidar com perguntas de exercícios de casa. O stackoverflow (site popular de dúvidas na área de ciência da computação) responde usuários que mostram que tentaram antes e pune formalmente aqueles que apenas querem usar recursos dos sites, (1) sem ter tentado resolver antes, ou (2) sem tentar publicar perguntas de qualidade. No caso da matemática, um comentário para essas perguntas-exercícios-de-casa com um argumento, muitas vezes é suficiente. Por que os administradores não fazem isso? (1) Acredito que nem todos pensam que essa é a forma correta de lidar com um isso. (2) Existe muita competição entre os sites e grupos e se essa postura for tomada em um grupo talvez os usuários (maior montante) migrem para outro grupo. Então, prefere-se um fórum de usuários bem comportados pequeno ou um fórum maior em que usuários estejam querendo apenas utilizar recursos do sistema? (Eu vi um pouco dessa discussão em um grupo do facebook recentemente).

...