Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Como funciona o processo de seleção para o doutorado em economia da UnB?

+1 voto
125 visitas
perguntada Fev 4, 2015 em Gestão Acadêmica por danielcajueiro (5,081 pontos)  
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Fev 4, 2015 por danielcajueiro (5,081 pontos)  
editado Mai 20, 2015 por danielcajueiro

Hoje, o programa de doutorado da UnB possui 4 áreas distintas: (1) Economia Aplicada; (2) Economia do Meio Ambiente; (3) Economia do Setor Público; (4) Economia Política. O chamado mainstream de economia é discutido principalmente na área de economia aplicada (a qual eu pertenço). Embora Economia do Setor Público e Economia do Meio Ambiente também sejam áreas da economia aplicada, por razões históricas dentro do departamento hoje elas não fazem parte da área de economia aplicada. Entretanto, é válido mencionar que Setor Público e Economia Aplicada são áreas que pensam de forma muito parecida.

Retornando a questão... Enquanto o mestrado é baseado na prova da ANPEC, infelizmente (em minha opinião), o processo de seleção não é baseado em prova. Isso ocorre por divergências dentro do colegiado em relaçao a esse ponto principalmente porque áreas diferentes acham que assuntos diferentes deveriam ser cobrados na prova.

Tendo dito isso, o processo baseia-se em análise de currículo, cartas de recomendações e histórico escolar. Uma vez que temos tido em torno de 75 candidatos por ano, a maior dificuldade que enfrentamos é informação sobre candidatos que chegam do Brasil inteiro. Para reduzir esse problema de informação, pelo menos em relação aos candidatos para a Área de Economia Aplicada (que estão em Brasília), sugerimos fortemente que assistam uma disciplina obrigatória como aluno especial. A melhor opção é matemática, que não tem nenhum pre-requisito. Entretanto, Microeconomia I ou Econometria I podem também ser boas opções, se o candidato se garantir em noções de análise no \(\Re^n\) que deve incluir um pouco de otimização.

Como disse, sou da área de Economia Aplicada e o ideal é que o candidato procure informação mais precisa dentro de sua área de interesse e possivelmente em outras respostas a essa pergunta.

...