Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Word ou latex?

0 votos
403 visitas
perguntada Mar 10, 2015 em Informática por danielcajueiro (5,081 pontos)  
recategorizado Abr 3, 2015 por danielcajueiro
Compartilhe

1 Resposta

+1 voto
respondida Mar 11, 2015 por danielcajueiro (5,081 pontos)  
editado Mar 17, 2015 por danielcajueiro

Em minha humilde opinião essa é quase uma pergunta piada, mas como muitos alunos ainda a fazem e parece que a resistência no Brasil ainda é alta, vou tentar responder seriamente.

Possível vantagem do word:

O word parece ter uma única vantagem que é a curva de aprendizagem. Não tenho certeza sobre esse ponto, pois embora em algum momento eu tenha usado word, o tempo que gasto para aprender qualquer coisa nova em word é muito maior do que no latex. Entretanto, isso possivelmente não é verdade para quem nunca usou nenhum dos dois redatores.

Vantagens do latex:

1) Preço: Vários editores de latex são de graça.

2) Sistema operacional: Em qualquer sistema operacional: Windows, ubuntu, OS (Mac)... Existem softwares disponíveis para você trabalhar com latex.

3) Separação entre conteúdo e formatação: Uma vez que eu tenha um texto digitado em latex padrão, eu preciso apenas me preocupar apenas com a formatação. Se eu não tiver um texto em latex padrão, eu preciso apenas me preocupar em incluir o pacote que usei no início do meu texto para o meu editor se lembrar de carregar.

4) Qualidade: Eu não conheço as últimas versões do Word, mas posso afirmar que ainda há pouco anos atrás a diferença era absurda. A qualidade de apresentação do latex é absurdamente melhor e não estou comparando a edição de equações.

5) Uso do teclado: Praticamente se você desejar (apenas se você desejar), você pode evitar o uso do mouse para quase tudo evitando lesões que costumam aparecer por uso contínuo do mouse, principalmente em períodos de preparo de disssertações.

6) Submissão para revistas: Muitas revistas e editores já tem seus formatos padrões que facilita muito o preparo do seu trabalho para submissão.

7) Edição de símbolos: Se você trabalha com equações ou música, você pode fazer um texto de excelente qualidade com facilidade. Existem pacotes para desenho, edição de partitura, edição de tabladura e muitos para equações.

8) Exportação: Todos os pacotes que eu conheço facilmente importam o seu texto para pdf, ps etc.

Por que continuar usando algo pior e pago?

comentou Mar 25, 2015 por VAS (471 pontos)  
Além disso, a parte de formatação e inserção de referências ao longo do texto é muito intuitiva no LaTeX em comparação ao Microsoft Word, mesmo que nas duas últimas versões do Microsoft Word tenha surgido um menu específico para essa situação o mesmo ainda é muito limitado.
comentou Mar 25, 2015 por danielcajueiro (5,081 pontos)  
Sem dúvida, formatação de referências no latex é bem simples e você só precisa fazer uma vez. Ou seja, você gera um banco de dados de sua área e usa-o repetidamente.
comentou Jun 28, 2015 por Calebe (1 ponto)  
E os principais softwares estatísticos/econometricos permitem exportar resultados em latex. Ate a conveniencia de copiar e colar os resultados diretamente no documento Word ja existe para Latex.
...