Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quais foram as contribuições mais importantes em finanças?

+4 votos
80 visitas
perguntada Mar 10, 2015 em Finanças por DanielTheRocketMan (211 pontos)  
editado Mar 10, 2015 por danielcajueiro

Será que essa lista poderia incluir aquele responsável pela contribuição e a contribuição em si? Também gostaria que aparecesse contribuições de finanças quantitativas, empíricas e corporativas. Se essa pergunta for respondida por mais de uma pessoa, eu gostaria de fazer uma lista unindo as respostas.

Compartilhe

1 Resposta

+2 votos
respondida Mar 10, 2015 por danielcajueiro (5,171 pontos)  

1900 [Bachelier] Ele foi o primeiro a propôs um modelo tempo contínuo de ativos financeiros.

1952 [Markowitz] Foi o primeiro a considerar uma metodologia quantitativa para a escolha de uma carteira de ativos financeiros. Usando estatística básica, ele mostrou que uma carteira de ativos tem características de risco e retorno mais interessantes que ativos individuais.

1958 [Modigliani–Miller] Eles foram responsáveis pelo teorema da irrelevância da estrutura de capital que diz que o valor de uma firma num mundo sem impostos independe de sua estrutura de capital.

1963 [Sharpe, Lintner and Mossin] Eles foram responsáveis pelo modelo de equilíbrio de preços de ativos, conhecido como CAPM.

1966 [Fama] Foi responsável pela noção de eficiência de mercado.

1973 [Black e Scholes] Eles foram responsáveis pela dedução de uma fórmula para o apreçamento de opções. Particularmente, uma das noções importantes que veio com essa fórmula é a noção de carteira neutra ao risco.

1979 [Cox, Ross and Rubinstein] Eles introduziram o conhecido modelo binomial para o apreçamento de opções que permite encontrar preços de opções numericamente em situações onde não se tem soluções fechadas. Uma das contribuições explícitas desse modelo é o melhor entendimento da noção de carteira neutra o risco.

1979 [Harrison, Kreps e Pliska] Eles estendem as noções introduzidas pelo modelo binomial para o tempo contínuo.

comentou Abr 7, 2016 por eco1911 (146 pontos)  
Finanças seria um termo geral que engloba finanças corporativas, engenharia financeira e "financial economics"?
E qual seria a diferença de "financial economics" e engenharia financeira ? Dado que já vi o mesmo modelo de precificação sendo usado nos dois "ramos".
comentou Abr 8, 2016 por danielcajueiro (5,171 pontos)  
Pareceu-me uma pergunta interessante, então respondi aqui:

http://prorum.com/index.php/2344/engenharia-financeira-engineering-financeira-financial
...