Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Quem deveria pagar pela publicação científica?

+1 voto
69 visitas
perguntada Mai 21, 2015 em Vida Universitária por VAS (471 pontos)  

Considerando os dois principais modelos de divulgação científica:

a) Aquele no qual o autor paga pela publicação, mas o artigo pode ser acessado por qualquer leitor; e

b) Aquele no qual o autor não paga nada, mas o leitor precisa ser assinante da revista para ter acesso;

Eu gostaria de saber qual seria mais apropriado para a realidade brasileira?

Compartilhe

1 Resposta

+2 votos
respondida Mai 21, 2015 por danielcajueiro (5,051 pontos)  
selecionada Mai 21, 2015 por VAS
 
Melhor resposta

Como economista, eu acredito em soluções em que a revista não tenha incentivos a aceitar um artigo de baixa qualidade, porque vai ser paga por isso.

1) Solução 1: Algumas sociedades mantém revistas importantes e não cobram para se publicar nessas revistas. Também ocorre situações parecidas onde apenas membros da academia americana (ou outros países bem desenvolvidos) que possuem verba específica para esse fim pagam.

2) Solução 2: Algumas revistas cobram por submissão e parte desse valor é usado para pagar referees e parte desse valor é usado para manter a revista. Obviamente, assumindo que a revista possui um processo de revisão de alta qualidade, essa solução não gera problemas de incentivos.

3) Solução 3: Os leitores interessados pelos artigos (ou as universidades em que estão esses leitores) pagam pelo acesso. Parece bem razoável esse tipo de solução, visto que se você deseja ter acesso a um determinado produto, você deve pagar por ele. Melhores revistas podem cobrar mais caro, pois fornecem um produto melhor. É válido mencionar que, no Brasil, o Portal de Periódicos da CAPES está disponível para universidades que têm curso de pós-graduação de qualidade. Nesse portal existe uma cesta bem grande de revistas de grandes editoras que inclui IEEE, Elsevier etc

4) Solução 4: Os autores só pagam pelo artigo se o artigo for aceito. Essa solução é bem estranha, pois gera um incentivo para que a revista aceite mais artigos do que rejeite.

Normalmente, na prática existe uma mistura dessas soluções. Por exemplo, Journal of Banking and Finance se paga em torno de $250 na submissão e a Elsevier também cobra pelo acesso. Acho que os artigos da IEEE parte da conta é paga pela IEEE e parte da conta é paga por aqueles que desejam acessar o artigo.

...