Primeira vez aqui? Seja bem vindo e cheque o FAQ!
x

Perguntas Frequentes

O documento que segue apresenta informação básica sobre esse forum. Por favor, leia-o antes de publicar perguntas e respostas, se você não estiver familiar com esse tipo de forum. Clique em qualquer questão para mostrar e esconder a resposta.
  • Que tipos de perguntas são feitas aqui no PRorum.com?
  • PRorum.com é uma comunidade de perguntas e respostas para todos aqueles que desejam aprender e também dividir seus conhecimentos. Funciona assim: você tem uma dúvida, faz uma busca na comunidade. Se você não encontra a resposta desejada, então você faz uma pergunta e ela possivelmente será respondida por uma outra pessoa que faz parte da comunidade.

    1) PRorum.com pode ser usado por qualquer pessoa para expandir seus conhecimentos. Um exemplo de uma pergunta interessante que pode gerar bastante discussão é: "Por que muitos dizem que as grandes guerras são momentos importantes para o desenvolvimento de tecnologia? Você pode nos dá exemplos específicos de quando e como isso ocorreu? ". Essa pergunta poderia ser uma pergunta na área de história.

    2) PRorum.com é especialmente apropriado para se colocar desafios interessantes ou perguntas que são difíceis de se achar a resposta. Um exemplo bem simplificado seria usando o problema conhecido como o Problema das 8 Moedas: "Considere que você tem 8 moedas, onde uma delas é falsa (e mais leve), e uma balança com dois pratos. Quantas pesagens são necessárias para garantir que você sempre encontra a moeda falsa?"

    3) Perguntas sobre soluções ou experiências interessantes que podem ser úteis para muitas outras pessoas ou instituições são muito bem vindas. Por exemplo, na área de gestão acadêmica: "Sabendo que um departamento de física já precisa oferecer milhares de vagas de disciplinas como Física I e Física II e o número de vagas na universidade não para de aumentar, como os departamentos de física lidam com esse problema?".

    4) PRorum.com é o lugar perfeito para se buscar recomendações. Por exemplo, "Quais os melhores livros para estudar liderança? O livro o Gerente-Minuto é um livro respeitado na comunidade?" poderia ser uma pergunta da área de administração.

    5) PRorum.com é adequado para tirar dúvidas de estudantes sobre exercícios ou questões específicas. Para esse tipo de pergunta espera-se que os estudantes antes de pergunta-las tenham tentado fazer algum esforço para respondê-las ou incluam na pergunta as dificuldades que estão tendo com ela. Exemplos: "Como justificar a cor dourada para o ouro? Note que a grande maioria dos outros metais possuem cor acinzentada ou prateada." poderia ser uma pergunta na área de química.

    6) PRorum.com pode ser tanto usado para monitoria como uma ferramenta auxiliar para sala de aula, onde perguntas e respostas de questões interessantes e úteis possam ser divulgadas. Exemplo: Um professor de finanças poderia escrever um resumo da matéria dada em sala de aula baseado em perguntas e respostas e depois adicionar uma nova pergunta "Que tipo de conhecimento eu deveria ter para a entender sobre contratos derivativos?" e citar todas essas perguntas.

    7) PRorum.com também tem espaço para perguntas sobre entretenimento, esportes e outros temas populares que fazem parte da vida de qualquer um. Exemplo: "Quais as bandas mais famosas da década de 80?".

    8) Perguntas sobre política, economia e a sociedade em geral também são uma parte desse fórum. Entretanto, nesse caso a discussão deve ser baseada em fatos ou argumentos bem embasados. Exemplos: "Que estratégia o Brasil deve promover para trazer de volta investimentos externos?".

  • Que tipos de perguntas devem ser evitadas?
  • 1) As perguntas submetidas no PRorum.com não devem ter como único objetivo fazer propaganda do seu próprio produto. Questões que tenham apenas esse objetivo não são bem vindas.

    2) PRorum.com não deve ser usado para expor negativamente a imagem de nenhuma pessoa que não tenha escolhido ter uma vida pública.

    3) Nenhuma pergunta pode ter conteúdo ofensivo.

    4) PRorum.com não deve usar textos copiados de material com copyright específico que não permitam esse tipo de procedimento ou para fazer upload de livros.

  • O que devo evitar em minhas respostas?
  • O tom das respostas deve ser sempre respeitoso e acrescentar algo novo a pergunta.

  • Por que é importante escolher tags e categorias como favoritos para acompanhar?
  • PRorum.com apresenta perguntas e respostas de várias áreas diferentes e é improvável que você tenha interesse em todas as áreas. Logo, escolhendo os tags e categorias como favoritos, você terá acesso fácil através da aba que fica dentro de favoritos e será notificado com perguntas nessas áreas.

  • Como escolher tags e categorias como favoritos?
  • No caso das categorias, você pode acessar o seu perfil e ter acesso a uma página de escolha de categorias. Você também pode acessar a página de exploração de categorias e, individualmente, escolhê-las como favoritas, marcando as com a estrela que fica localizada no canto superior direito dessa página.

    No caso de tags, você poderá escolher aqueles favoritos na página de tags. Na página de cada tag específico, para escolher um tag como favorito, você deve marca-lo com a estrela que fica localizada no canto superior direito dessa página.

  • Eu também posso seguir meus usuários favoritos?
  • Sim. O procedimento é basicamente o mesmo que aquele para marcar tags favoritos. Vá na página do perfil do usuário desejado e o marque como favorito.

  • Quem é o moderador dessa comunidade?
  • Esse forum é moderado por você. Um sistema de pontos permite que usuários consigam reputação para exercer várias atividades diferentes.

  • Como funciona o sistema de pontos?
  • Quando uma pergunta ou resposta é votada positivamente, o usuário que publicou ganhará pontos. Existem certas atividades que exigem experiência sobre o funcionamento do PRorum.com. Esses pontos servem como uma medida aproximada de reputação ou confiança da comunidade nesse usuário. Enquanto todos os usuários podem perguntar ou responder, outras tarefas serão permitidas dependendo do número de pontos. Por exemplo, se você faz uma pergunta interessante, é provável que você receba votos positivos e esses votos aumentarão sua reputação na comunidade.

    A lista a seguir apresenta o sistema de pontos usado aqui:

    Por voto positivo recebido em pergunta: + 5 pontos
    Por voto negativo recebido em pergunta: - 2 pontos
    Limite de votos positivos em cada pergunta: + 500 pontos
    Limite de votos negativos em cada pergunta: 6 pontos
    Ter a resposta escolhida como a melhor: + 15 pontos
    Por voto positivo recebido em resposta: + 5 pontos
    Por voto negativo recebido em resposta: - 2 pontos
    Limite de votos positivos em cada resposta: + 500 pontos
    Limite de votos negativos em cada resposta: 6 pontos
    Atribuir a todos os usuários: + 1 pontos


    A lista a seguir apresenta o sistema de pontos utilizado para cada atividade de moderação:

    Denunciar 10 pontos
    Votar em comentários 20 pontos
    Dar votos negativos 150 pontos
    Editar comentários 1500 pontos
    Editar perguntas 2000 pontos
    Editar respostas 2500 pontos
  • Quais são os termos de serviço do PRorum.com?
  • O PRorum.com é um site de perguntas e repostas frequentado por estudantes, professores e outras pessoas que desejam aprender e ensinar aos seus pares. Se você pretende usar a nossa plataforma, assumimos que você aceita os nossos termos de serviço apresentados abaixo:

    1) Como usuário cadastrado, você terá acesso a qualquer conteúdo disponível na plataforma. Dependendo da sua reputação, você poderá também realizar outras atividades de acordo com o Sistema de Pontos do PRorum.com.

    2) O PRorum.com fará todo o esforço possível para garantir que seus serviços estejam disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana. Entretanto, pode eventualmente ocorrer que os nossos serviços de rede sejam interrompidos por problemas técnicos ou para a realização de manutenção.

    3) O PRorum.com pode alterar, suspender ou interromper os serviços a qualquer momento, incluindo a disponibilidade de qualquer recurso, banco de dados, ou conteúdo.

    4) O PRorum.com também pode impor limites a certos recursos e serviços ou restringir o acesso do assinante a todos os serviços, sem aviso ou responsabilidade.

    5) O PRorum.com reserva o direito de, a seu critério, de modificar estes Termos de Serviço a qualquer momento, publicando revisões dos Termos de serviço ou através de notificação via e-mail. O assinante será responsável pela revisão e familiarizar-se com essas modificações.

    6) Cada assinatura é individual e e o assinante também deve se certificar que ele é permitido por lei de utilizar esse serviço e deve assumir completa responsabilidade pela utilização.

    7) Cada assinante será responsável pela obtenção e manutenção de quaisquer equipamentos ou serviços auxiliares necessários para ligar, acessar a rede ou de outra forma utilizar o PRorum.com, incluindo, sem limitação, modems, hardware, software, e de longa distância ou serviços de telefonia local. Assinante será responsável por assegurar que os equipamentos ou serviços auxiliares são compatíveis com os nossos serviços.

    8) Essa é uma plataforma de geração de conteúdo coletivo e cada assinante deve ser responsável pelo conteúdo que gerar. O PRorum.com não pode ser responsabilizado por qualquer conteúdo de baixa qualidade gerado pelos usuários e sugere fortemente que você trate a comunidade com respeito. O PRorum.com pretende banir Spams, ataques pessoais e linguagem abusiva. Pedimos inclusive que nos informe se por algum motivo você tiver acesso a esse tipo de conteúdo.

    9) Cada usuário do PRorum.com se compromete a: (a) não violar os direitos autorais de uma terceira parte; (b) não revelar qualquer segredo comercial, a menos que ele seja expressamente permitido por lei a fazer isso; (c) não infrinjir qualquer direito de propriedade intelectual de terceiros ou a privacidade ou direitos de publicidade de outro; (d) não utilizar vírus, cavalo de tróia, ou outras rotinas de programação de computador ou máquina que tem a intenção de danificar, interferir, interceptar ou expropriar qualquer sistema, dados ou informações. Qualquer atividade fraudulenta, abusiva, ilegal ou qualquer uso dos Serviços ou Conteúdo em violação do presente Acordo pode ser motivo para a rescisão do direito de assinante de serviços. O assinante não pode publicar ou transmitir, ou fazer com que seja publicado ou transmitido, qualquer comunicação destinada a obter a senha, a conta ou informações pessoais de qualquer usuário da rede ou serviço. Sob nenhuma circunstância o usuário pode usar o PRorum.com para (a) enviar e-mails não solicitados, malas-diretas, spams ou outros materiais para os usuários da rede ou qualquer outro indivíduo, (b) assediar, ameaçar, perseguir ou abusar de qualquer pessoa ou partido, incluindo outros usuários da rede, (c) criar uma falsa identidade ou se fazer passar por outra pessoa, ou (d) conscientemente publicar qualquer material errado, inexato ou incompleto.

    10) Como condição para fazer parte do PRorum.com, o assinante será obrigado a registar-se com informações cadastrais básicas, mas precisas e completas que incluem nome, email e uma senha de acesso. O assinante não pode (a) selecionar ou usar como um nome de perfil de um nome de outra pessoa com a intenção de passar por ela; ou (b) utilizar como um nome de perfil um nome sujeito a quaisquer direitos de uma pessoa que não seja assinante sem a devida autorização. O assinante é o único responsável por qualquer uso ou medidas tomadas no âmbito senha do Assinante e assume total responsabilidade por todas as atividades realizadas através de sua conta. Assinante concorda em notificar imediatamente o PRorum.com de qualquer perda real ou suspeita, roubo ou utilização não autorizada da conta do Assinante ou senha. O PRorum.com tomará precauções de segurança razoáveis ​​ao usar a internet, telefone ou outros meios para o transporte de dados ou outros meios de comunicação, mas renuncia expressamente toda e qualquer responsabilidade para o acesso a tais comunicações de dados por pessoas ou entidades não autorizadas.

    11) Em nenhum caso o PRorum.com, os seus conselheiros, diretores, acionistas, funcionários, membros, agentes, consultores, fornecedores, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços (incluindo, sem limitação, hospedagem e provedores de telecomunicações) deve ser responsabilizado por (a) quaisquer danos indiretos, incidentais, punitivos ou consequentes de qualquer natureza; (b) danos por perda de uso, lucros, dados, imagens, conteúdo Assinante ou outros ativos intangíveis; (c) danos por uso não autorizado, não desempenho da rede, erros ou omissões; ou (d) danos relacionados ao download ou publicação de conteúdo.

    12) Qualquer uma das partes pode rescindir os serviços a qualquer momento, mediante notificação à outra parte, por qualquer meio. O PRorum.com poderá também cancelar ou suspender quaisquer e todos os serviços e acesso à Rede imediatamente, sem aviso prévio ou responsabilidade, se o assinante violar qualquer dos termos ou condições deste Contrato. Após o encerramento da conta do assinante, o direito do assinante a usar os serviços, o acesso à rede e qualquer Conteúdo cessará imediatamente.

    Brasília, 24 de Fevereiro de 2015.

  • Qual é a política de privacidade do PRorum.com?
  • O PRorum.com leva muito a sério a sua privacidade e estamos empenhados em protegê-la. Para fazer isso, nós criamos procedimentos para garantir que suas informações sejam tratadas de forma responsável.

    1) No PRorum.com dados são recolhidos diretamente de cada usuário em vários tipos de situações.

    a) No registro, são recolhidos o nome do usuário, o email e a senha. O nome do usuário (de escolha do usuário) será publicado junto com todas as suas publicações. O email para contato não será fornecido para nenhuma parte terceira e a senha é apenas conhecida pelo usuário.

    b) Depois do registro, ou em qualquer outro momento, você poderá escolher itens favoritos (categorias, tags e usuários), o que tornará sua experiência no PRorum.com mais interessante. Essa informação é pública para qualquer um que acessar as suas preferências.

    c) Quando o usuário publica uma questão, resposta ou comentário. O conteúdo dessas publicações é público e pode ser acessado por qualquer pessoa. Mesmo que o usuário decida em algum momento se desligar do PRorum.com, essa informação continuará pública, mas anonimada.

    d) O usuário também fornece dados quando escreve em seu mural e quando envia uma mensagem privada a outro usuário. O mural é público e a mensagem privada só quem irá recebê-la diretamente é o outro usuário. Entretanto, o PRorum.com não pode garantir que esse outro usuário não irá divulga-la de forma pública.

    e) Se o usuário desejar editar seu perfil e adicionar informação adicional, essa informação, que inclui foto, localização, website etc, ficará pública no perfil do usuário. Note que cada usuário pode ou não divulgar essa informação.

    2) No PRorum.com dados também são recolhidos indiretamente pela rede (simplesmente) pelo acesso ao site. Consideramos que essa informação poderá ser utilizada de forma impessoal e coletiva para entender melhor os usuários do PRorum.com, melhorar a experiência dos usuários no site e também para destruir spams.

    3) Nós não somos responsáveis pelo tipo de informação que você decide passar para os outros usuários ou publicar junto com as suas perguntas, respostas ou comentários.

    4) O PRorum.com se reserva o direito de alterar a política de publicidade a qualquer momento. Se fizermos isso, você será notificado através do seu email e esse documento será alterado.

    5) Se por acaso por algum motivo o PRorum.com fundir ou for comprado por outra empresa, então seus dados serão transferidos para a nova empresa e, se for o caso, essa política de privacidade será atualizada.

    Brasília, 24/02/2015.

  • Você ainda tem perguntas?
  • Por favor, faça sua pergunta e ajude a criar uma comunidade melhor!

    Se você notar algo faltando, por favor use feedback form.

    1,353 perguntas

    1,326 respostas

    600 comentários

    391 usuários

    ...